Cotidiano

Sinter realiza programação para comemorar o Dia dos Professores

Em alusão ao Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter) realiza amanhã, 12, diversas atividades com o intuito de festejar e fortalecer a categoria dos trabalhadores de educação de Roraima, como uma corrida para crianças e adultos e um baile dançante.

O presidente do Sinter, professor Flávio Bezerra, ressaltou que o momento é para confraternizar e reafirmar a importância do trabalhador da Educação. “Por mais que queiram diminuir a importância dos servidores de educação na sociedade, o amor à profissão nunca cessará. Isso nos fortalece”, salientou.

Entre as principais atividades está a realização da 1ª Corrida dos Professores, que começará a partir das 8 horas para a categoria infanto-juvenil e às 17 horas para categoria adulto. A atividade terá largada e a chegada na sede do sindicato, situado na Avenida Santos Dumont, 2018, bairro 31 de Março, zona Norte da capital.

Pela manhã, os professores e familiares poderão jogar vôlei e futsal, fazer esculturas de balões e pintura facial e dançar zumba. À tarde, terá também animação com zumba, entrega das premiações e apresentação de dança de salão. A partir das 19 horas, serão realizados um sorteio de prêmios e um baile dançante.

LUTAS – Flávio Bezerra frisou as lutas do sindicato em prol da categoria. “Nossa principal luta continua sendo o enquadramento de todos os trabalhadores de educação na esfera estadual. No início deste ano, o Sinter entrou com uma ação na Justiça para garantir que todos os trabalhadores, independentes do espaço de atuação, sejam enquadrados”, lembrou.

Segundo Bezerra, dos mais de 4 mil professores, cerca de 70% já estão enquadrados nas jornadas de 25 horas, 30 horas e 40 horas e com salários corrigidos. “A luta continua enquanto não tivermos todos os trabalhadores de educação enquadrados. Há muita a ser feito e o Sinter não abre mão disso”, garantiu.

O presidente pontuou que mais avanços estão sendo alcançados. “Nós também temos outro avanço: boa parte dos servidores já está recebendo conforme sua titulação, ou seja, como especialistas, mestres e doutores. Estamos buscando fundamentar e fazer o parecer para que este mês ainda nós possamos zerar toda pauta de titulação”, reforçou. “Hoje nós temos a felicidade de dizer que os professores estaduais, na sua grande maioria, estão com a titulação em dia e com a programação horizontal de letras em dia, inclusive neste mês com reajuste salarial”, complementou.

Para ele, o objetivo final de todas as lutas é melhorar a educação no Estado. “Não podemos esquecer dos avanços, não queremos só ganhar progressão, queremos melhorar a educação, para que ela seja de qualidade, porém isso não depende só do professor, mas também do Estado. Nós desejamos que a educação seja inclusiva. É um trabalho do nosso movimento sindical, mas sabemos que é um processo que não vai ser de uma hora para outra”, esclareceu.

Conforme Bezerra, o movimento sindical se torna importante para fortalecer a luta do trabalhador de educação, que de forma individual não teria seus direitos garantidos. “A categoria tem sim o que comemorar, mas temos muita luta a ser enfrentada para fazer com que o servidor possa ter todos os seus direitos reconhecidos e garantidos na forma de lei e, claro, na forma social e financeira que ele merece”, pontuou. (E.M)