Cotidiano

Sindprer vai ajuizar ações judiciais contra o Estado

Até o fim de abril, a entidade fará chamamento para trabalhadores que tiveram nome incluído em serviços de proteção ao crédito;

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer) vem realizando, desde o início deste mês, uma convocação pública para os sindicalizados que encontram-se prejudicados por conta da inclusão de seus nomes em serviços de proteção ao crédito.

Conforme o presidente da entidade, Melquizedek Menezes, o problema é antigo, tendo sido inclusive tema de audiências de conciliação. Os servidores alegam estar sendo penalizados, já que o Governo não estaria repassando os valores dos empréstimos consignados para as instituições bancárias. Por conta disso, ações judiciais por danos morais serão movidas contra o Estado, devido aos transtornos causados aos trabalhadores.

“Diante dessa situação, nós conversamos com a nossa assessoria jurídica para atender aos nossos sindicalizados, para que seja dada a entrada de uma ação por danos morais contra o Estado. O problema maior é que o Governo gerou esse problema, dando a possibilidade de concessão de declaração para que os empréstimos fossem feitos, descontados na folha e repassados aos bancos, o que não vem acontecendo como deveria”, informou.

Segundo o sindicalista, atualmente Roraima possui quase 14 mil profissionais de enfermagem, sendo 13 mil trabalhando a serviço do Estado. Pouco mais de 2 mil são ligadas ao sindicato.

“Só para você ter uma ideia, mais de 100 pedidos de ingresso de ações individuais já foram realizadas pela assessoria jurídica do Sindprer somente nas primeiras semanas da convocação. A expectativa é que esse número aumente com o decorrer do mês”, frisou.  

Para dar entrada na ação, o sindicalizado precisa comparecer a sede do sindicato, que fica localizada na Rua Pedro Rodrigues, bairro Mecejana, zona Oeste da capital. O ato do pedido, ele deve levar consigo cópia de documentos pessoais; comprovante de residência; comprovante de notificação do SPC ou Serasa; e contracheque que comprova o desconto feito pelo Governo.

 “A previsão é que façamos o encaminhamento de todas as ações individuais até o final do mês de abril”m completou.

O OUTRO LADO

A reportagem da FolhaWeb entrou em contato com o Governo do Estado para saber um posicionamento frente a questão e aguarda resposta.

 

VEJA O VÍDEO