Cotidiano

Sesau viabiliza testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis

Ação objetiva um panorama das ISTs nestes pacientes

O Governo do Estado começou a promover ações de saúde aos imigrantes venezuelanos, que atualmente vivem em abrigos ou são moradores de rua, a fim de detectar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A primeira ação foi realizada na Praça Simon Bolívar, onde vivem dezenas de famílias venezuelanas desabrigadas.

Gerente do Núcleo de ISTs, José Aristides Viola Ramos informou que a ação ocorrerá durante todo o dia, com previsão de até 80 atendimentos. Ele explicou que o teste é rápido e o diagnóstico é disponibilizado em aproximadamente 20 minutos. Caso o teste aponte que o paciente tem sífilis, ele é encaminhado ao posto de saúde para acompanhamento, e em caso de HIV atestada, o paciente é encaminhado ao Serviço de Atenção Especializada (SAE).

“Estas ações de saúde são precisamente, para atender um diagnóstico mais próximo da realidade das doenças sexualmente transmissíveis nestas pessoas”. Ações como essa serão realizadas todas as semanas, não só na capital, como no interior. Isso dará um panorama de casos positivos de venezuelanos com alguma IST.

O morador de rua venezuelano, Eloy Gonzalez, veio da cidade de Puerto La Cruz, deixando sua família para trás. Ele conta que saiu da Venezuela por conta da falta de estrutura no país vizinho. Saúde, educação, comida, emprego, entre outras coisas, são realidade distante da população que ainda reside lá. “É importante não só essa, mas outras ações humanitárias que visem ajudar os venezuelanos que estão morando na rua”.

PRÓXIMAS AÇÕES – A próxima ação ocorrerá na próxima semana, em um dos abrigos da capital. Também haverá nos próximos dias, ações em outros municípios de Roraima, a exemplo das fronteiriças Pacaraima e Bonfim.

#secom-rr