Cotidiano

Sesau confirma morte de criança com sarampo em Roraima

Além dela, outros 17 casos foram confirmado e 45 estão sob investigação em Roraima.

Foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), após análise feita pela Fundação Oswaldo Cruz, que o óbito da menina venezuelana de quatro anos, ocorrido no início de março no Hospital da Criança Santo Antônio, se deu vítima ao por causa do sarampo.

A informação foi dada em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 15, com a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde do Estado, Daniela Souza.

Além da criança, outras 17 pessoas foram confirmadas como portadoras do vírus e 45 estão sob investigação, resultando em 74 casos notificados em Roraima.

Dentre os casos confirmados, 15 foram notificados em Boa Vista e 3 em Pacaraima, com uma faixa-etária de contaminados entre 9 meses a 18 anos. Todos são procedentes de vírus que veio da Venezuela. Sobre os suspeitos, a idade varia entre 3 meses a 39 anos.

Um caso de brasileiro que estava com suspeita do vírus foi anulado.

Sobre o dia D

No dia D de vacinação, neste último sábado, 10, 31.285 pessoas buscaram receber as doses da vacina em todas as unidades do estado. Porém, apenas 18.169 doses foram utilizadas.

Isso ocorreu porque 12.348 pessoas já tinham esquema completo de vacina. Ou seja, não precisavam ser vacinadas. 13.

13.329 pessoas não tinham o esquema e receberam a dose e outras 3.414 estavam apenas sem a vacinação da segunda dose, se enquadraram na faixa-etária da campanha, e receberam a dose. Ao todo, 12.168 pessoas foram imunizadas.