Cotidiano

Sesau abrirá sindicância para apurar falta de certificação em equipamentos

O procedimento será aberto após denúncia publicada na Folha, e deverá ser concluído em 60 dias a partir da publicação

Após matéria publicada nesta terça-feira, dia 3, pela Folha, sobre a denúncia de servidores do HGR (Hospital Geral de Roraima) em relação à falta de certificação das Cabines de Segurança Biológica da Unidade, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) abrirá sindicância para apurar os motivos de os equipamentos estarem sem manutenção.

Devido ao atraso na certificação das cabines do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) e pela proximidade do vencimento da certificação destes equipamentos no serviço de Oncologia do HGR, o secretário estadual de saúde, César Penna, determinou a abertura de uma investigação para apurar as responsabilidades.

A denúncia foi feita por servidores que trabalham no setor de Oncologia do hospital, que afirmaram que as Cabines, conhecidas como “capelas”, estão sem manutenção há quase dois anos. A situação, segundo eles, oferece risco aos profissionais que manipulam sangue para realização de exames nos aparelhos, como de tuberculose, malária, febre amarela e HIV, assim como fazem o manejo de medicamentos de pacientes com câncer.

O secretário explicou que, diante da denúncia, o caso foi verificado preliminarmente, no entanto, a administração pública tem o dever de analisar profundamente se há indícios de irregularidades. “Por isso, vamos instaurar uma sindicância investigativa para analisar o fato. A comissão fará uma investigação e se for detectada negligência, os envolvidos serão responsabilizados, conforme a legislação vigente”, disse.

O procedimento irá verificar o motivo do atraso na contratação de uma empresa para a realização do serviço, a fim de evitar quaisquer situações que coloquem a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos servidores em risco.

Penna enfatizou que já há um processo em andamento para a realização da certificação nos equipamentos do Estado. “Nossa intenção é concluir esse processo para que a empresa realize este procedimento de certificação o mais rápido possível”, finalizou.

A secretaria vai apurar ainda se houve falha ou omissão dos servidores responsáveis por este serviço. Se for constatada negligência na gestão, os eventuais responsáveis serão devidamente punidos, conforme a legislação vigente. O procedimento deve ser concluído em 60 dias a partir da publicação. (L.G.C)