Política

Servidores receberão salários de forma escalonada, diz Governo de RR

Trabalhadores haviam iniciado uma manifestação em frente ao Palácio

Sindicalistas e servidores do Estado estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 10, na Praça do Centro Cívico a espera de um diálogo com a governadora Suely Campos (PP) sobre o pagamento dos salários referente ao mês de dezembro, que não foi pago hoje, conforme o calendário de pagamento divulgado em dezembro.

Uma manifestação convocada por sindicatos de servidores estaduais acabou sendo diluída após o governo reunir os líderes sindicalistas para ouvir a demanda de reivindicações, no Palácio Senador Hélio Campos.

Em nota, o Governo de Roraima informou que já foi depositado o dinheiro na conta dos servidores da Educação e Saúde, além dos funcionários do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), da Desenvolve Roraima, da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Iacti (Instituto de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) e Iper (Instituto de Previdência de Roraima).

“Já os demais servidores receberão o pagamento de forma escalonada, por secretaria, conforme o recurso for retornando ao caixa do Tesouro”, destacou o governo.

Flávio Menezes, presidente do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) comentou sobre a situação. 

“Existem vários quesitos que precisam ser tratados com o Governo de Roraima. A classe não aceita esse calendário de pagamento estipulado, por exemplo. Os atrasos são recorrentes, além das más condições de trabalho. Até viaturas da Polícia Civil estão sem gasolina e os profissionais de saúde também estão sem material para exercer suas funções”, destacou.

OUTRO LADO – A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-RR) disse que a governadora Suely Campos está negociando o desbloqueio das contas do governo para garantir o pagamento geral dos servidores, previsto para ser creditado ainda nesta quarta-feira, 10.

“Manoel Dantas e Jalser Renier concordaram em adiar o recebimento do duodécimo, objeto dos bloqueios, e devolver parte dos recursos para o tesouro estadual compor o caixa necessário para efetuar o pagamento dos servidores, mas até o fim do dia não houve confirmação dos valores que os dois poderes vão devolver. A prefeita Teresa Surita recusou entrar em acordo. Segundo a Secretaria da Fazenda, além da devolução dos bloqueios, o dinheiro oriundo da arrecadação própria também está sendo direcionado prioritariamente para a folha de pessoal”, ressaltou a nota.