Cotidiano

Servidores denunciam que continuam com nomes negativados

O governo informou hoje que a Sefaz está realizando um planejamento para regularizar os débitos com o banco

Servidores estaduais procuraram a Folha, na tarde de hoje (14), para denunciar mais uma vez que seus nomes estão sendo incluídos em cadastros de inadimplentes como SERASA e SPC, por falta de pagamento de empréstimos consignados dos últimos 6 meses.

Segundo os servidores que não quiseram ter a identidade revelada, todos os meses são descontados dos seus salários as parcelas referentes aos empréstimos. No entanto, o governo do estado não estaria repassando para as instituições credoras.

“Fomos surpreendidos por notificações de negativação pelas instituições financeiras. Primeiramente achamos que seria um golpe ou um erro no sistema destas instituições, mas para nossa surpresa descobrimos que o governo está descontando do nosso salário e não está repassando para os credores” disseram.

Eles apresentaram para a reportagem os contracheques que demonstram os descontos e a carta que receberam das instituições credoras.

Essa situação já ocorre há alguns meses. No início do ano, o Sindicato dos Servidores Estaduais divulgou (http://www.folhabv.com.br/noticia/Financeiras-se-recusam-a-abrir-novas-linhas-de-creditos-a-servidores/36229) que iria recorrer à Justiça contra o Estado e os bancos. Mas antes disso acontecer, um dos próprios bancos que está negativando os servidores deu entrada a uma ação judicial contra o estado.

Sobre esse processo do banco BMB, na semana passada, a Justiça deu um prazo de cinco dias (http://www.folhabv.com.br/noticia/Justica-determina-que-Governo-repasse-dinheiro-a-banco-conveniado/40750) para que o governo do estado fizesse o depósito de cerca de R$ 2,3 milhões em parcelas de consignados dos servidores que teriam sido retidas pela administração pública.

OUTRO LADO – Na ocasião em que foi divulgada a decisão judicial, o governo do estado informou que vai recorrer. Ao ser questionado mais uma sobre o recurso pela FolhaWeb, a Secretaria de Comunicação do governo informou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ainda não foi notificada da determinação.

“Sobre os débitos, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informa que está realizando planejamento para regularizar todas as pendências”, concluiu.