Política

Servidores da Univirr denunciam atraso de salário e cobram data para receber

Depois de mais um anúncio feito pelo Governo de Roraima sobre o pagamento do salário de dezembro para os servidores do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) e da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), funcionários da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) denunciaram à FolhaWeb que eles também estão sem receber, da mesma forma que os trabalhadores da Codesaima e Companhia Energética de Roraima (Cerr).

“Todo dia sai notícias sobre pagamento de servidores do governo. Disseram que duas instituições faltavam receber e em nenhum momento falam da Univirr e nós também estamos até hoje sem o salário de dezembro”, informou um servidor que não quis se identificar.

Ele acredita que o número reduzido de servidores que a Universidade possui acaba contribuindo “para que ninguém se preocupe em falar de uma data para Univirr porque são poucos para reclamar e serem ouvidos”.

O atraso no pagamento do mês de dezembro do funcionalismo público do estado está causando reclamações desde o início do mês de janeiro. A principal reivindicação dos servidores estaduais é quanto ao calendário de pagamento de 2018, apresentado pelo governo, que transferiu a data de pagamento para os último dia do mês para o dia 10 do mês seguinte.

A situação piorou ainda mais depois que o governo acabou não cumprindo a data de janeiro e passou a efetuar os pagamentos de dezembro divididos por secretarias. Na quarta-feira passada (10), à tarde, foram pagos os servidores das secretarias de saúde e educação. Também receberam os salários nesse dia os funcionários do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), da Desenvolve Roraima, da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Iacti (Instituto de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) e Iper (Instituto de Previdência de Roraima).

No dia seguinte (11), foram pagos os salários dos servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Gestão Estratégica e Administração, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Comunicação Social, Casa Civil, Controladoria Geral de Roraima, Secretaria de Representação do Governo em Brasília, Secretaria de Cultura e Casa Militar.

No dia 12, o Governo voltou a anunciar um novo pagamento, dessa vez afirmando que todos os demais servidores comissionados e efetivos iriam receber naquela data. No entanto, no início dessa semana, servidores da Aderr e Femarh denunciaram que não haviam recebido o salário de dezembro, bem como os funcionários da Codesairma e Cerr que continuam até hoje sem uma previsão para receber.

Mesmo com um novo anúncio hoje, ainda faltam receber os servidores da Codesairma, Cerr e Femarh e Univirr.

OUTRO LADO – A reportagem enviou demanda para a Secom-RR e aguarda o retorno.