Cotidiano

Servidores da Saúde convocam Audiência Pública

Atraso dos salários é um dos assuntos da pauta

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer) propôs a realização de uma audiência pública, na próxima terça-feira 16, no Plenário da Assembleia Legislativa, convidando não só a categoria, mas todos os demais servidores estaduais bem como representantes do Governo do Estado, deputados estaduais, senadores, Ministério Público, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Tribunal de Justiça, secretarias da Saúde, Educação, Planejamento, Administração e Procuradoria.

O objetivo, de acordo com o Sindprer, é buscar uma solução “para o atual cenário caótico que se encontra o estado de Roraima”. Ao fundamentar a necessidade da audiência, o presidente do Sindicato, Melquisedek Menezes, que assina a convocação, aponta diversas irregularidades a que os servidores públicos estão enfrentando nos últimos meses.

O principal deles foi o atraso de mais de 10 dias no pagamento do salário do mês de dezembro. A categoria também questiona o calendário de pagamento de 2018 apresentado pelo Governo, em que o dia 10 de cada mês passaria a ser a data a partir deste ano.

Além disso, o sindicato denuncia que os valores de empréstimos consignados – que são descontados dos servidores, não estão sendo repassados às instituições financeiras. Outra queixa da categoria é quanto aos percentuais de 11% e 14% descontados dos salários dos servidores para o Iper, mas que também não estão sendo repassados ao Instituto de Previdência, “acarretando possíveis prejuízos ao direito de aposentadoria dos servidores públicos estaduais”.