Cotidiano

Servidores da Femarh e Iacti voltam a paralisar por 24h para cobrar PCCR

Motivo do protesto é a morosidade do Governo de Roraima na tramitação e execução do PCCR

Aproximadamente 60 analistas da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti) paralisaram as atividades durante todo o dia de ontem, 5, quando foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A classe se reuniu em frente à sede da Femarh, na avenidaVille Roy, com diversos cartazes de protesto, pedindo uma providência do Governo de Roraima em relação ao andamento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

Não é a primeira vez que os servidores cruzam os braços em sinal de protesto. No início do ano, a categoria cobrou da administração estadual a aprovação do PCCR, realização de concurso para novos profissionais, além de abertura de plantões noturnos e aos finais de semana para estender a fiscalização. Após alguns dias, o Estado ofereceu uma contraproposta aos servidores, que seria de fazer uma equiparação ao salário dos servidores da área técnica. Depois de se reunirem em uma assembleia geral, os analistas aceitaram a alternativa.

Adriano Santos é servidor da Fundação há quase 10 anos e um dos profissionais que anseia por melhorias. De acordo com ele, a revolta se dá pelo descaso do governo em dar prosseguimento ao Plano. “Nada aconteceu até agora. Depois que aceitamos a contraproposta, nos informaram que em março já teríamos resultados. A tramitação do PCCR está lenta e nada acontece. Ninguém dá um posicionamento. Nós, servidores efetivos, somos esquecidos”, afirmou Santos, garantindo ainda que, caso seja necessário, os servidores paralisarão por tempo indeterminado.

Para dar apoio durante a paralisação, os servidores convocaram o Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima). O diretor administrativo da entidade, Antônio Leal, afirmou que a classe necessita de valorização, pois há mais de 10 anos não possuem uma atualização no PCCR.

“O governo não passa uma posição firme sobre esse Plano. Os servidores estão reclamando e aproveitaram uma época importante, que é a Semana do Meio Ambiente, para serem notados. Eles buscam valorização e fazem parte de órgãos importantíssimos para a sociedade”, enfatizou.

O analista ambiental Wagner Severo também acompanhou a manifestação em frente à Femarh. Para ele, o PCCR também dará motivação aos servidores. “Pedimos também uma atenção em relação ao regime de plantão. A Fundação, depois do expediente normal, não tem nenhuma equipe pronta para atender às demandas da sociedade quando se trata de crime ambiental. Essa é uma de nossas exigências hoje, que esperamos ser atendida pela gestão, e que faz parte do PCCR. É uma forma de estimular ainda mais o servidor”, disse.

GOVERNO – O Governo de Roraima afirmou que está atendendo as reivindicações dos servidores, garantiu que as notas técnicas para a equiparação salarial já foram emitidas pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) e pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e “já estão sendo avaliadas para encaminhar para o parecer jurídico”. (C.C)