Política

Servidores da Aderr e Ipem recebem salários atrasados

O Governo do Estado emitiu nota ontem, 17, comunicando o pagamento dos funcionários do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) e da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).

Segundo o poder executivo, os servidores receberam na quarta-feira os salários referentes ao mês de dezembro. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o pagamento já havia sido creditado e deveria estar disponível para saque até o fim do dia.

A informação é que os servidores da Companhia Energética de Roraima (CERR), Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) e Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) ainda não receberam os salários de dezembro.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com o Governo do Estado sobre a previsão de pagamento dos demais servidores e não recebeu retorno. Até o momento, prevalecem os dados de que os servidores serão pagos de forma escalonada e de acordo com as prioridades.

PARCELAMENTO – A folha de pagamento do Estado não foi cumprida integralmente na data prevista, dia 10 de janeiro, em função do bloqueio das contas do Poder Executivo. Por isso, a governadora Suely Campos (Progressistas) fez acordos com a Assembleia e o Tribunal de Contas e conseguiu efetivar pagamentos de parte dos funcionários.

No dia 10, foram pagos os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), da Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve RR), da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti), Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) e Instituto de Previdência de Roraima (Iper), além dos funcionários da Saúde e Educação.

No dia seguinte, 11, foram pagos os salários dos servidores efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Gestão Estratégica e Administração, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Comunicação Social, Casa Civil, Controladoria Geral de Roraima, Secretaria de Representação do Governo em Brasília, Secretaria de Cultura e Casa Militar

Na sexta-feira, 12, o Governo do Estado emitiu nota afirmando que havia finalizado o pagamento de “todos os servidores efetivos e comissionados que ainda não haviam recebido o salário de dezembro”, porém, em audiência pública na Assembleia Legislativa, o governo foi de encontro à informação repassada e divulgou, por meio da Seplan, que os pagamentos faltantes seriam executados até o fim deste mês. (P.C)