Cotidiano

Servidor público não tem o que comemorar, dizem sindicalistas

Trabalhadores estaduais prometem realizar uma manifestação durante a festa promovida hoje pelo Governo do Estado

Hoje, 28, é comemorado o Dia do Servidor Público. Em Roraima, no entanto, os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo Estadual de Roraima (Sintraima) e dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram) concordam que o servidor público não tem o que comemorar. Dos dois sindicatos, apenas o Sitram vai realizar uma programação alusiva aos servidores.

Conforme a presidente do Sitram, Sueli Cardozo, o sindicato preferiu fazer uma confraternização entre os membros e familiares, a fim de que possam se reunir de forma festiva. A tradicional churrascada vai contar com música e sorteio de prêmios aos servidores. Sueli explicou que é um momento de confraternização do público que presta serviços à população de Boa Vista, independente da área que atua. A comemoração acontece hoje, 28, a partir das 11h, no Grecas.

Mesmo com a programação, Sueli reforçou que os servidores estão vivendo um dos anos mais difíceis, tendo em vista a discussão de direitos a serem restringidos pelo Congresso Nacional que vem acontecendo desde o início do ano, como a Reforma da Previdência, a Reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Terceirização. Além disso, ela destacou a tramitação da regulamentação do direito de greve.

Para Sueli, os servidores merecem o reconhecimento. “Vemos uma agenda ofensiva e ultraliberal direcionada aos servidores públicos. Realmente não temos o que comemorar, mas eles merecem esse reconhecimento pelo que fazem”, disse. A presidente ressaltou que a perspectiva é continuar resistindo aos atos do Governo Federal, ainda que a maioria do Congresso esteja ao lado da União.

O presidente do Sintraima, Francisco Figueira, informou que não haverá nenhuma programação do sindicato para o Dia do Servidor diante da possibilidade do descumprimento do Governo do Estado em relação a data base. Em maio deste ano, a governadora Suely Campos (PP) prometeu aos servidores que a Revisão Geral Anual de 6,29% seria concedida até o final do mês de outubro, no entanto, nada consta na folha de pagamento do Estado até o momento, conforme divulgado pela Folha.

Figueira relatou que o Sintraima ainda está em negociação com o Estado sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) do Instituo de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima (IACTI), Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima (Codesaima).

Para o sindicalista, assim como os servidores foram pegos de surpresa com o anúncio da Revisão Geral Anual para outubro, a governadora poderia surpreender os trabalhadores de forma positiva com a efetivação da data base. “Só parabenizamos os servidores pela luta e coragem de se manter dia a dia mantendo o Estado em movimento e respeitando as suas atribuições, mesmo sem a devida valorização que o Estado poderia dar a estes profissionais”, comentou. (A.G.G)

Governo fará show e sorteio de prêmios

O Governo do Estado realiza hoje, 28, a comemoração do Dia do Servidor Público no Parque Anauá. A programação inicia às 17h, com aula de zumba e continua com sorteio de prêmios às 21h. Entre os prêmios estão um carro 0km, motos, bicicletas e eletrodomésticos para os servidores que estiverem presentes. Para encerrar a programação, a festa vai contar com shows da ex-vocalista da banda Mastruz com Leite, cantora Kátia Cilene, e da Pipoquinha de Normandia.

Segundo a governadora Suely Campos, a festa é a coroação dos investimentos e da valorização do Governo junto aos servidores. “Temos atuado incansavelmente na busca de um Estado mais desenvolvido, mais forte economicamente e tudo isso não seria possível sem o trabalho dedicado de servidores e servidoras, que atuam nas mais diversas pastas e repartições. São ações que motivam, melhoram a renda e qualidade de vida do servidor e de suas famílias”, disse.

O governo garantiu que a atual gestão vem proporcionando benefícios e avanços voltados aos servidores públicos, como a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para a composição do quadro geral da estrutura do governo nas áreas de infraestrutura, agronomia, veterinária, economia e estatística. Além disso, ressaltou que mais de 1.600 novos servidores foram empossados.

A gestão também apontou o lançamento de concursos públicos para pastas como a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), cujo concurso será realizado amanhã, 29. Conforme o governo, a promoção de policiais civis, militares e bombeiros militares também faz parte das ações de valorização dos servidores.

Outras conquistas destacadas na atual gestão foram as progressões aos servidores da saúde e o convênio firmado com o plano de saúde GEAP para assistência hospitalar. No âmbito da educação, o governo pontuou o Vestibular InCompany, instituído em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia, a fim de oportunizar o servidor a ingressar na universidade.

HOMENAGEM – Na próxima terça-feira, 31, será realizada uma sessão solene para a entrega da placa de homenagem ao Servidor Padrão. Este ano, 40 servidores indicados em cada secretaria serão homenageados pelos serviços que prestam nas repartições onde são lotados. A solenidade será às 17h, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. (A.G.G)

Sindicatos vão realizar manifestação durante festa

Após o anúncio da festa em comemoração ao Dia do Servidor Público, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo Estadual de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, convocou os servidores públicos a participarem de uma manifestação durante a festa.

A concentração da manifestação será realizada em frente ao portão principal do Parque Anauá, a partir das 19h. A convocação foi realizada por meio de um vídeo que foi divulgado no Whatsapp. O presidente explicou que os servidores vão se organizar para entrar no parque com faixas, a fim de manifestar a insatisfação pelo não cumprimento da Data Base 2016 e 2017, conforme divulgado pela Folha. Ele pontuou que durante todo o ano o governo teve a oportunidade de chamar os sindicatos, mas não o fez. “Temos que ter respeito pelas pessoas que fazem parte do desenvolvimento do Estado, sequer informaram aos sindicatos que haveria a festa”, frisou. (A.G.G)

Sintraima convoca servidores para manifestação na terça-feira

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo Estadual de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, convocou os sindicatos do Estado a participarem da manifestação que será realizada na próxima terça-feira, 31, em frente ao Palácio do Governo Senador Hélio Campos, no Centro Cívico, tendo em vista que o dia 31 seria a data final de encaminhamento da Revisão Geral Anual para a folha de pagamento.

Figueira garantiu já saber que o encaminhamento não vai acontecer, principalmente da forma que foi prometido e garantido. “Até onde nós sabemos, na folha de pagamento não há previsão. Dentro dos espelhos, tanto na prévia quando no definitivo, não há previsão. Os servidores estão cientes de que a promessa da governadora não vai se concretizar”, comentou.

Na manhã de ontem, 27, o presidente entregou o ofício nº 202 à Casa Civil informando sobre a manifestação. No documento, Figueira pontuou que não há o que se falar sobre crise econômica nacional, uma vez que diferente dos demais Estados do País, a arrecadação de impostos como o de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o de Circulação de Veículos Automotores (IPVA) aumentou em Roraima, além dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE). (A.G.G)