Cotidiano

Serviços essenciais serão mantidos neste feriadão

Hospitais e Policiamento funcionarão normalmente no Estado

Neste feriadão, os serviços essenciais serão mantidos para atender a população, informou a Assessoria de Comunicação Social do Governo de Roraima (Secom-RR).

SAÚDE – No HGR (Hospital Geral de Roraima), as equipes do Pronto Atendimento Airton Rocha e do Pronto Socorro Francisco Elesbão serão reforçadas para atender as ocorrências nas portas de entrada de urgência e emergência, frente à demanda que tende a aumentar no feriado.

O Pronto Atendimento Cosme e Silva localizada no bairro Pintolândia, vai reforçar a equipe de enfermagem para atender com maior agilidade os casos de urgência.

A unidade atualmente possui cinco médicos, mas nesta segunda-feira contará com mais um. Neste ano, os setores de psicologia, assistente social e a ouvidoria estarão disponíveis para a população 24 horas.

Contam também com serviços de raio-x, realizados em equipamento digital, e ainda com exames laboratoriais de urgência e emergência.

O Hospital Regional Sul, em Rorainópolis, também está se preparando para atender as demandas no feriado. O banco de sangue da unidade foi reforçado para os casos de urgência e emergência.

No trauma, a equipe terá mais de 30 profissionais de plantão, Também foram reforçadas as equipes do Centro Cirúrgico e do setor de raio-x.

​HEMORAIMA ​- Na preparação para o feriado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) está com estoque de sangue abastecido o suficiente para atender as demandas das unidades de saúde pública e privada. A população tem até sexta-feira, dia 28 às 18​h.

Na segunda-feira (1) o Hemoraima estará fechado e retornará com seus atendimentos aos doadores na terça-feira (2) a partir das 7h30. Reforçamos que apesar do estoque estar abastecido, que a população continue indo ao hemocentro para doação.

FUNCIONAMENTO – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente neste feriado.

As 13 unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade.

A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), bem como os setores administrativos, não funcionarão na segunda-feira (1), mas retorna as suas atividades na terça-feira (2).

EDUCAÇÃO – Conforme o calendário escolar, esta segunda-feira (1º) será feriado para as Escolas da rede estadual de ensino.

SEGURANÇA – A partir das 19h30, desta sexta – feira (28), os flagrantes serão todos direcionados a Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial. E assim permanecerá até a terça – feira (02/05), as 7h30.

Os registros de Boletim de Ocorrência serão realizados normalmente em todos os DPs, pois haverá agentes de plantão em cada um deles para atender os registros de ocorrências que não forem flagrantes.

O Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalista funcionarão em regime de plantão para atender às solicitações das autoridades policiais sempre que se fizer necessário, na capital e no interior.

INTERIOR – No interior as delegacias funcionarão em regime de plantão, com registro de ocorrências em todas as delegacias, e, havendo flagrante, o delegado de plantão na região vai lavrar o procedimento.

CORPO DE BOMBEIROS – O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) reforçará o efetivo operacional durante o feriado prolongado entre os dias 29 de abril e 1º de maio, Dia do Trabalhador, na próxima segunda-feira.

Serão empregados durante os três dias, em todo o Estado, 226 bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre e mergulho.

Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois caminhões da Companhia de Combate a Incêndio (CCI). Um com capacidade para 10 mil litros de água, e outro com 5 mil litros; uma ambulância da Companhia de Atendimento Pré-hospitalar (CEPH) e uma guarnição da Companhia de Busca e Salvamento (CBS).

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193.

CAERR – A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que funcionará em regime de plantão durante o feriado do dia do Trabalhador para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias.

As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de call center funcionará normalmente. A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sábados, domingos e feriados, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br.

Com informações da Secom-RR