Polícia

Sequestradores também são suspeitos de homicídios

Homens e mulher estariam envolvidos em sequestro de empresária, roubo a uma casa e três assassinatos

Por meio de uma ação integrada envolvendo as forças de segurança pública, uma quadrilha composta por membros de uma organização criminosa foi desarticulada. Sete pessoas foram presas até a madrugada de ontem, dia 9. Eles estavam em posse de um revólver calibre 38, munições, drogas, telefones celulares, um colete balístico e dinheiro. Além das prisões, os investigadores conseguiram esclarecer o sequestro de uma empresária, seguido do roubo de seu veículo, outro roubo no bairro Cambará e três homicídios ocorridos na Capital.

Foram presos Alexsandro dos Santos Soares, de 20 anos, apelidado de “Armação”, “Incendiário” ou “Execução”, que é foragido da fuga em massa da Pamc ocorrida na madrugada do dia 19 janeiro deste ano; Edmar dos Santos Figueira Neto, de 21 anos, e a namorada dele, Bruna Silva Souza, de 19 anos; Janderson Dário Cavalcante, de 29 anos, Jorge Lopes de Castro, de 23 anos, apelidado de “Jorginho”, “Maresia” ou “Medonho”; Anderson de Jesus Silva, de 21 anos e Eliton Andrade Barbosa, de 35 anos.

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã de ontem, na Delegacia-Geral da Polícia Civil, os representantes do Sistema de Segurança Pública falaram do trabalho realizado pelas equipes. Participaram da coletiva a secretária de Segurança Pública, Haydée Magalhães, o secretário de Justiça e Cidadania, coronel Paulo Roberto Santos Macedo, a delegada-geral de Polícia, Giuliana Castro, o comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola, e o diretor do Departamento de Operações Especiais (Dopes), Alexandre Matos.

Logo após o sequestro da empresária, ocorrido na noite do dia 3 de maio, no bairro São Francisco, zona Norte de Boa Vista, equipes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), do Núcleo de Inteligência e do 5º Distrito Policial da Polícia Civil receberam uma informação com indicativo da participação de Alexsandro dos Santos Soares no crime.

As investigações apontaram também a participação de Edmar Neto, que utilizou seu próprio veículo na ação criminosa, um Gol G4. As câmeras de monitoramento nas proximidades do local do crime flagraram e gravaram a ação dos bandidos.
Na noite de segunda-feira, dia 7, uma equipe da Força Tática abordou Edmar Neto, a namorada Bruna Souza e Alexsandro Soares em um veículo Gol, nas imediações do bairro União, na zona Oeste da Capital, e constataram que foi o mesmo carro utilizado para dar suporte no sequestro da empresária.

Ao realizar a abordagem ao veículo, a equipe da Força Tática já comunicou sobre a suspeita de serem os envolvidos no sequestro. A partir daí desencadeou-se a operação para desarticular toda a organização criminosa, resultando na prisão das sete pessoas. Além disso, outros indivíduos foram conduzidos para prestar esclarecimentos de outros crimes praticados pelo bando.

Segundo a Polícia Civil, para que as prisões fossem formalizadas quatro equipes de policiais no 1º Distrito Policial foram montadas, o que levou todo o dia e madrugada de ontem.
Os sete indivíduos foram autuados em flagrante pelo delegado, Clayton Ellwanger, por roubo triplamente majorado e organização criminosa, previstos nos artigos 157 do Código Penal Brasileiro (CPB) e artigo 2o da lei 12.850 (organização criminosa). Eles foram apresentados no início da manhã de hoje na audiência de Custódia.

A ação contou com a integração de agentes do 5º DP (Distrito Policial), da Dicap, do 1º Distrito Policial, do Departamento de Narcóticos (Denarc), do Núcleo de Inteligência, do Grupo de Resposta Imediata (GRI), do Departamento de Informação e Inteligência da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). (J.B)

Polícia dá detalhes dos crimes praticados pela quadrilha

Após a prisão do bando, uma série de crimes foi esclarecida pela Polícia Civil, o primeiro deles foi o assalto e sequestro praticado contra uma empresária. Depois de terem sequestrado a empresária, os criminosos a levaram para duas casas diferentes, uma no Conjunto Pérola, bairro Doutor Airton Rocha, ainda na zona Oeste, e outra no bairro Aeroporto, na zona Norte de Boa Vista. A vigilância da vítima no cativeiro contou com a participação também de mulheres que chegaram a ser conduzidas, dentre elas, Bruna Souza (namorada de Edmar) e, uma adolescente que foi ouvida no 1º DP.

Os policiais constataram que um dos modus operandi da quadrilha é o roubo de veículos de luxo. Eles sequestram as vítimas, as mantêm em cativeiro até que o veículo possa ultrapassar as fronteiras da Venezuela ou Guiana, onde são trocados por drogas e armamentos. O carro da empresária, uma SW4, foi levado para a Venezuela e ainda não foi localizado.

ROUBO NO CAMBARÁ – Com os criminosos presos, foi possível elucidar outro roubo praticado pela quadrilha, em uma residência, no bairro Cambará, também zona Oeste de Boa Vista, onde funciona uma estação de rádio amador que faz comunicação com áreas de garimpo.

O foco da organização criminosa era roubar ouro, mas como não encontraram, roubaram do local joias, telefones celulares, notebook, televisor, um veículo Prisma, além de dinheiro. O veículo foi abandonado logo após o roubo e apreendido pela polícia.

Durante todo o dia da terça-feira, dia 8, as equipes percorreram pontos diversos de Boa Vista em que a organização criminosa vinha atuando, dentre os locais, as casas em que a empresária foi mantida em cárcere privado.

Durante a ação, os policiais apreenderam seis telefones celulares, o notebook e o televisor roubado no bairro Cambará. Foi constatado que para este roubo, houve a participação de Alexsandro Soares, Jorge Castro e Janderson Cavalcante.

HOMICÍDIOS NA CAPITAL – Com o desdobramento das investigações, a equipe da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) ouviu Alexsandro Soares, Jorge Castro e Janderson Cavalcante, confirmando a participação deles em três homicídios ocorridos na capital. Os casos estão sendo investigados para esclarecer as circunstâncias e a participação de outros envolvidos nas execuções.

ROUBO FRUSTRADO – Durante a coletiva, a delegada Giuliana Castro informou que a operação policial frustrou um roubo a uma joalheria, no Centro de Boa Vista, cujo plano criminoso já estava sendo arquitetado. Foram encontradas imagens da fachada da empresa, com fotos de funcionários e o planejamento de como os criminosos iriam agir após entrarem no estabelecimento. (J.B)