Cultura

Seminário aborda educação bilíngue no Ensino Superior

O evento teve início na segunda-feira (9) e se encerra na próxima sexta-feira (13) no auditório do Centro Amazônico de Roraima

Cada vez mais é comum ouvir outras linguagens além do português, não apenas no ensino superior, como nas ruas de Boa Vista e de outros municípios de Roraima. Sabendo disso, a estudante de letras e literatura hispânica Kaylla Elizabeth Correia participa do I Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilíngue realizado pela Universidade Federal de Roraima. O evento teve início na segunda-feira (9) e se encerra na próxima sexta-feira (13) no auditório do Centro Amazônico de Roraima.

Segundo ela, o seminário consegue propiciar formação e atualização de profissionais da educação e áreas afins. A estudante que está no quinto módulo estuda para ser pesquisadora e professora na área.

“Abriu um leque muito grande em relação à postura do professor que é a profissão que irei seguir. A educação bilíngue promove uma interação social e cultural entre os estudantes nas dimensões fronteiriças, os debates e as mesas redondas mostram diretamente essa prática”, relata.

De acordo com o coordenador do evento, o professor Dr. Marcos Antonio Braga de Freitas, do Curso de Licenciatura Intercultural, o evento reúne especialistas de todo o país e participação de pesquisadores do México, Venezuela e Guiana.

“Durante o evento, nós construímos cinco grupos de trabalho que relatam as vivências da pesquisa intercultural, demográfica e científica, equivalente a quase 100 pesquisas nesse campo. Além das apresentações culturais, como a banda Cruviana, dança Parixara, exposições de artes com desenhos de artesãos peruanos e uma das oficinas que aborda o projeto da historiografia do Vale do Rio Branco do professor dr. Maurício Zouein”, relata.

Publicidade