Cotidiano

Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFRR terá workshops e palestras

Workshops e palestras estão previstos na programação do evento, que será gratuito e que ocorre de 4 a 7 de junho, no Campus Boa Vista

Instigar um olhar criativo atento às tecnologias e aos problemas da sociedade, em consonância com a capacidade de empreender e inovar. Isso é o que propõe o Instituto Federal de Roraima (IFRR) para os participantes da Semana de Empreendorismo e Inovação (Semei), que ocorre no Campus Boa Vista (CBV), no período de 4 a 7 junho.

A iniciativa é de duas pró-reitorias da instituição, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Coordenação de Empreendedorismo. Ela integra as atividades alusivas aos 25 anos do instituto em Roraima, desde sua implantação como Escola Técnica Federal de Roraima até a presente data, e aos 10 anos de criação dos institutos federais no Brasil.

Conforme explicou o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRR, Vinícius Tocantins, o evento terá ampla programação, que contará com a participação de instituições como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Sebrae-RR. “Além de palestras e workshops gratuitos e abertos ao público em geral, vamos oferecer especificamente para estudantes e servidores do instituto um workshop sobre economia solidária”, contou.

Na abertura da semana, no dia 4 de junho, às 19 horas, ocorre, no auditório do CBV, uma palestra do Sebrae-RR intitulada “Estratégias para impulsionar negócios digitais”. No dia 6, mais duas palestras também serão realizadas, a partir das 19 horas, uma a respeito de liderança jovem, ministrada pelo executive coach e ex-aluno da instituição Hiran Lima, e a outra sobre como empreender socialmente em ambientes de crise, proferida pela ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

Os workshops se iniciam no dia 5 de junho. O primeiro, na área de economia solidária, será o único voltado apenas para o público interno, com o engenheiro Luís Henrique Abegão, que vem a Roraima, em parceria com a Unesp. Conduzido por uma equipe do Sebrae-RR, o segundo terá duas turmas, divididas entre os dias 6 e 7, e focará na modelagem de empreendimentos com a utilização da ferramenta Canvas. O terceiro tratará de liderança para jovens, no dia 7, com Hiran Lima. Os dois últimos serão abertos para os públicos interno e externo.

Segundo o coordenador de Empreendedorismo do instituto, Wilson Alves, a intenção desse tipo de evento é desenvolver uma cultura empreendedora local que apresente retorno positivo para Roraima e mais qualidade de vida para os envolvidos. “Por isso, esperamos a participação efetiva não só da nossa comunidade acadêmica, mas também de estudantes e docentes de outras instituições de ensino, além de ONGs e da comunidade em geral interessada em empreender e inovar”, disse.

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, a formação de cidadãos engajados nos contextos social, econômico e tecnológico ainda é um grande desafio nas instituições de ensino, que pode ser superado com iniciativas como a da Semei 2018. “Acreditamos que, levando conhecimento aos protagonistas do processo de empreendedorismo e inovação, poderemos contribuir para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos criativos e inovadores tanto no mundo acadêmico quanto no empresarial, impactando positivamente o Estado de Roraima”, afirmou. 

As inscrições para o evento começaram nesta quarta-feira, dia 16, e seguem até o dia 29 de maio pela plataforma TicketPhone, que pode ser acessada por meio do site da Semei 2018, onde se pode obter informações sobre a programação, os participantes, entre outras. Estão sendo ofertadas 170 vagas por palestra e 30 por workshop, com exceção do workshop que ocorre no dia 7, com Hiran Lima, que tem 170 vagas disponíveis.