Cotidiano

Semana da Enfermagem terá cursos técnicos e palestras

O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR) realiza, de 10 a 20 de maio, a 24ª edição da Semana de Enfermagem de Roraima 2018, com uma série de atividades envolvendo cursos técnicos, palestras, apresentação de trabalhos científicos, encontros estaduais, mesa redonda com a participação de profissionais sobre temas atuais e o encerramento no dia 20 de maio com a realização da 4ª Corrida da Enfermagem.

O presidente do Coren-RR, Josias Ribeiro, detalhou que estão à disposição dos profissionais de enfermagem mais de 42 atividades envolvendo palestras, debates, apresentações de trabalhos científicos. Ele ressaltou que o local da solenidade de abertura ainda está sendo definido pela comissão organizadora, visando acomodar todos os participantes inscritos nas atividades, mas adiantou que a parte recreativa, incluindo a Corrida da Enfermagem, já está definida.

As inscrições para participação no evento já estão disponíveis e é necessário que os profissionais interessados realizem sua inscrição o quanto antes pelo site www.even3.com.br/semanadaenfermagemrr.

“Temos a expectativa de participação de mais de mil profissionais durante as atividades que serão realizadas no mês de maio, em que demos ênfase a uma série de atividades envolvendo palestras e trabalhos científicos priorizando diferentes áreas de atuação. Neste evento pretendemos congregar estudantes, acadêmicos e profissionais de Enfermagem que, dentre outras atividades, debaterão sobre temas relevantes para o setor da saúde e para a categoria”, detalhou.

Sobre a realização das palestras e debates, Josias destacou que esta é a primeira vez que serão realizados dois encontros distintos: o primeiro com técnicos e auxiliares de enfermagem e o segundo envolvendo os professores de Enfermagem do Estado de Roraima, ressaltando que para o encontro com os profissionais virá uma comissão de Brasília composta por técnicos e auxiliares de enfermagem, e para o outro momento terá a participação da conselheira federal Dra. Dorisdaia Carvalho de Humerez, que fará um debate envolvendo uma reflexão sobre a docência na Enfermagem.

“Buscamos reunir diversos momentos na programação envolvendo todos os profissionais que atuam na Enfermagem e a realização de debates e ciclo de palestras reunindo temas atuais como: sarampo e a situação vacinal no município de Boa Vista, fluxo migratório e os desafios da assistência à saúde, o papel da Enfermagem no processo de doação de órgãos. Vamos debater esses temas também com profissionais de outros centros nacionais, que vão trazer suas experiências e compartilhar esses conhecimentos com nosso público local”, informou.

CORRIDA – Em relação à Corrida da Enfermagem, Josias Ribeiro destacou que o evento realizado anualmente pelo Coren/RR já está inserido no calendário de esportes da Prefeitura de Boa Vista e a expectativa é que, além de reunir os profissionais de Enfermagem e seus familiares, a comunidade também possa participar desse evento que encerra esta série de atividades.

“Pelo quarto ano consecutivo, vamos realizar esta corrida que celebra com a prática esportiva o aniversário dos auxiliares e técnicos de enfermagem. Nada melhor que aliar a esta série de comemorações, este evento esportivo e de forma participativa integrar a sociedade às nossas atividades de forma especial”, disse.

Mais de 7.600 profissionais
são registrados no Coren

Ao falar sobre os avanços da profissão, Josias Ribeiro comentou que o profissional de Enfermagem está sobrecarregado e angustiado com a falta de material nas unidades hospitalares, gerando com isso um esforço concentrado para que ele possa atender de forma humanizada os pacientes, o que requer um esforço além de sua capacidade.

“Isso é um impacto direto na nossa profissão, pois além de todas estas deficiências, ainda temos que lidar com a agressão. Vamos instituir novamente a campanha ‘Respeito na Veia’, em que pretendemos conscientizar a equipe multidisciplinar, bem como o paciente e seu acompanhante, sobre o respeito com o profissional que está ali para prestar este serviço da melhor forma possível, dentro de nossas limitações. Nas 24 horas, independente de qual seja a unidade, quem está diuturnamente é o profissional de Enfermagem. Somos mais de 7.600 profissionais atuando em todo o Estado de forma contínua. Tenho cobrado do Governo estadual a presença de profissionais de nível superior nas unidades do interior. É uma luta contínua que executamos em favor da nossa classe”, ressaltou. (R.G)