Cotidiano

Semáforos antigos serão substituídos

Sem nobreak, semáforos ultrapassados desligam com as constantes quedas de energia em Boa Vista

Além de afetar diversos segmentos empresariais, as constantes falhas no fornecimento de energia na capital trazem como consequência inúmeros problemas em equipamentos eletrônicos, como os semáforos, atrapalhando o trânsito boa-vistense.

Entre as reclamações relatadas pelos leitores está o desligamento de grande parte dos semáforos da capital, ocasionando uma demora na fluidez do trânsito, falta de ordenamento e em alguns casos até acidentes que ocorreram pelo desligamento dos equipamentos.

De acordo com o servidor público Fabiano Bezerra, um dos locais afetados quando ocorre a interrupção no fornecimento de energia elétrica é o semáforo instalado no cruzamento das avenidas Major Williams e Terêncio Lima. “Este final de semana foram registrados seguidas interrupções de energia em vários bairros. Com isso, a maioria dos semáforos deixou de funcionar e outros até foram danificados. Como trabalho na avenida Major Williams é comum encontrar o sinal danificado ou então em manutenção quando ocorrem também as oscilações de energia”, comentou.

Para quem depende do transporte público, a situação é ainda mais complicada, como é o caso do marceneiro Luiz Araújo Lima, morador do bairro Cidade Satélite. Para chegar ao trabalho, ele precisa se deslocar de ônibus até o Terminal do Centro e de lá geralmente pega um lotação para se deslocar ao bairro Caçari. “Como preciso de agilidade no deslocamento até o trabalho, geralmente costumo sair do terminal de lotação. A quantidade de semáforos desligados quando falta energia é tremenda. Já deveriam pelo menos implantar outros recursos como o acionamento por energia solar como existem em outros Estados. Mas infelizmente ainda estamos longe da modernidade”, sugeriu.

Prefeitura diz que vai adequar novos semáforos até fim do ano

A Prefeitura de Boa Vista esclareceu, em nota, que os semáforos antigos possuem controladores que não aceitam a instalação de nobreaks (dispositivo capaz de fornecer energia em caso de apagões). “A gestão municipal está finalizando um processo licitatório para aquisição de novo material semafórico, que inclui os controladores e nobreaks”, informou.

Com essa aquisição, serão substituídos todos os controladores antigos, por novos, para que então, possam ser instalados os nobreaks. Informou ainda que a autonomia de cada nobreak é de aproximadamente 2 horas, porém, com as constantes quedas de energia, com o passar do tempo, essa autonomia vai diminuindo. A previsão é que até o fim deste ano todos os semáforos recebam esses novos equipamentos. (R.G)