Geral

Seleção de Roraima embarca para decidir vaga para a 2ª fase do Brasileiro Sub-20

O selecionado roraimense está no Grupo A e encara Rondônia em dois jogos. O primeiro nesta sexta-feira dia 17, às 17h e o jogo de volta está marcado para as 20h (horários de Boa Vista), no domingo, dia 19

A Seleção de Roraima embarcou nesta madrugada para Porto Velho-RO, onde disputa seletiva por uma vaga para a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais da categoria Sub-20. O selecionado roraimense está no Grupo A e encara os donos da casa em dois jogos. O primeiro já acontece nesta sexta-feira dia 17, às 17h (horário de Boa Vista) e o jogo de volta está marcado para acontecer às 20h (horário de Boa Vista) no domingo, dia 19. No mesmo dia jogam as seleções de Tocantins e Amapá, que estão no Grupo B e também disputam uma vaga. 

Os jogos acontecem no Estádio Aluizio Ferreira, em Porto Velho, capital de Rondônia, e a definição do local dos jogos, segundo consta no regulamento da competição, se deu por Rondônia estar melhor ranqueada dentre as quatro seleções participantes da seletiva. Os vencedores destes grupos se classificam para a segunda fase e serão incluídos nos Grupos 7 e 8. No Grupo 7 já estão as seleções de Pernambuco, Ceará. O Grupo 8 já está composto por Goiás e Bahia.

A seleção roraimense trabalhou dois meses se preparando para a competição sob o comando do treinador Beto Viera visando o confronto contra o selecionado de Rondônia, válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria Sub-20.

Atual campeão da categoria, o São Raimundo é o time que mais cedeu jogadores ao selecionado, dez, são eles: Leonay, Luã, Régis, Renan, Pára, Kalieu, André. Riba, Leandrinho e Tomás. Os demais foram cedidos pelo Baré: Vinicius e Joel, GAS: Lucas Sudário e Atlético Roraima: Daniel e Izaac.

Além dos 16 atletas, a delegação roraimense foi composta pelo chefe de delegação Sérgio Caranguejo; representante da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Waldemar Caldas; treinador Beto Viera e o preparador físico José Melo.

2ª FASE – Caso o selecionado de Roraima se classifique para a segunda fase, que começa só no dia 3 de dezembro, se juntará as 22 seleções (mais o classificado do outro grupo da seletiva) formando 24 seleções que serão divididas em oito grupos de três, que jogam em seus respectivos grupos em locais ainda a serem definidos e divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No Grupo 1 estão: São Paulo, Maranhão e Sergipe; Grupo 2 – Rio de Janeiro, Paraíba e Piaui; Grupo 3 – Minas Gerais, Mato Grosso e Amazonas; Grupo 4 – Rio Grande do Sul, Alagoas e Acre; Grupo 5 – Santa Catarina, Pará e Mato Grosso do Sul; Grupo 6 – Paraná, Rio Grande do Norte e Espírito Santo; Grupo 7 – Pernambuco, Ceará e Roraima ou Rondônia e, Grupo 8 – Goiás, Bahia e o Tocantins ou Amapá.

Para a terceira fase passam apenas as melhores colocadas de cada grupo. Nessa fase as oito seleções estaduais serão divididas em quatro grupos de duas seleções cada, onde se enfrentam no sistema eliminatório “mata-mata”, em jogo único, e os vencedores, de cada grupo se classificam para a próxima fase. Na quarta fase, as quatro seleções serão divididas em dois grupos de duas seleções cada e novamente se enfrentam no mata-mata.