Polícia

Líderes de facção criminosa fogem da Cadeia Pública

Os presos aproveitaram a calmaria da madrugada para executar o plano de fuga e possivelmente tiveram a ajuda de pessoas de fora da unidade prisional

A fragilidade do sistema prisional que já se manifestou na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e até mesmo no Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho, ambos na zona Rural, chegou também à Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV), no bairro São Vicente, zona Sul. Na madrugada de ontem, dia 20, 40 detentos conseguiram fugir da unidade prisional, por um buraco no muro, sem que fossem notados.

De acordo com uma fonte da Folha, há possibilidade de os presos terem recebido apoio de alguém do lado de fora. Os presos aproveitaram a calmaria da madrugada para executar o plano de fuga. Eles saíram das celas, dirigiram-se para a muralha e fizeram o buraco, conseguindo se evadir por ele. No local da fuga, há marcas de rastejamento.

Segundo um agente penitenciário, os presos fugiram rapidamente. “Foi uma questão de minutos. Nós percebemos que eles não estavam na cela e, assim que fomos procurá-los, encontramos apenas o buraco que não era grande, mas dava para muitos passarem”, disse.

Quando perguntado se os elementos eram de alta periculosidade, ele informou que os detentos são membros de facção criminosa, no entanto, aguardaria que a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) se manifestasse sobre os fatos, inclusive que tornasse público os nomes dos detentos.

A Sejuc informou que, após chamada geral realizada no dia de ontem, ação que contou com o apoio dos agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), agentes plantonistas da Cadeia Pública e o Grupo de Intervenção Tática (GIT), foi detectada a falta dos internos. A Sejuc pediu o auxílio da população para recapturar os fugitivos. “Qualquer informação sobre a possível localização dos foragidos, informar pelos telefones: 08002780130/ 190/ 99139-9529 (Wattsapp). Sua identidade será mantida em sigilo”, destacou a nota.

No início da noite, a reportagem da Folha teve acesso aos nomes dos foragidos: Wennersom Almeida de Souza, vulgo “WN”; Francivaldo da Costa Gomes, vulgo “Ferrari-Cater”; Juliano Matheus Vieira de Souza, vulgo “Limão”, “Arthur” ou “Jota”; Pedro Victor Oliveira Balieiro; Raryson Cardoso dos Santos; Robson Pereira Gomes, vulgo “Robinho-Sallo”; Izaquiel de Souza Nunes; Jonildo Ramos Torres ou Edmilson Pereira Ferreira; José Silva de Oliveira; Edson Nascimento Braga, vulgo “Bin Laden”; Roniere Santos de Moraes; José Antônio da Silva Pereira, vulgo “Cavaleiro”; Nilton Moraes da Silva; Thayron Neublys de Matos “Robacena”; Moises Jhonatan Alves Fernandes, vulgo “Latrocida”; Felipe Chagas Borges Vitorio, vulgo “G4”; Lucas Usher Gusbin; Mark Alves Rodrigues dos Santos, vulgo “Caçador”; Auiley Silva da Cruz, vulgo “Lorinho”; Bruno Almeida da Silva, vulgo “Sarapo”; Josiel da Silva dos Santos, vulgo “Diel”; Marcos Gomes de Moraes; Valentin Antônio Pena Cabeza; Wesley Melo da Silva, vulgo “Van Helsen”; Anderson Maxsuelle Dias Mafra, vulgo “Playboy” ou “Gongo”; Diego Mendes de Andrade, vulgo “DG” ou “Taylon”; Diogo Mendes de Andrade, vulgo “Granada” ou “Transtornado”; Edson dos Santos Silva, vulgo “Fogo” ou “Cantor”; Edson Pereira de Oliveira; Erick Nunes Delgado, vulgo “RN” ou “Isaías”; Lauro Patrício Augusto de Lima, vulgo “Piriloko”; Lourivan Lima Freitas, vulgo “Feijão CV”; Elivandro Batista Ferreira, vulgo “Vandrinho”; Evanildo Gomes Corrêa, vulgo “Luxúria”; Rafael Amandes Valadares; vulgo “Riqueza”, “Tekila”, “TK”, “Lobão”; Weldson de Jesus dos Santos, vulgo “Ninho”; Wesley Morais Albuquerque, vulgo “Amarok” ou “Aquuiles”; Weverton Jesus dos Santos; Balarama Barbosa Castro, vulgo “Bala”; Wenderson de Jesus Moraes, vulgo “Cruviana”. (J.B)

Dentre os fugitivos estão líderes de facção criminosa


Foto:Divulgação

Auiley Silva da Cruz, vulgo “Lorinho”, Lauro Patrício Augusto de Lima, vulgo “Piriloko” e Elivandro Batista Ferreira, vulgo “Vandrinho” escaparam junto com membros da facção rival

Os detentos Auiley Silva da Cruz, vulgo “Lorinho”, Lauro Patrício Augusto de Lima, vulgo “Piriloko” e Elivandro Batista Ferreira, vulgo “Vandrinho”, apontados como líderes de uma facção criminosa e que foram transferidos do Presídio Federal de Mossoró (RN) para a Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV) em março deste ano, estão entre os 40 presos que conseguiram fugir na madrugada de ontem, dia 20, da unidade prisional.

No dia 10 de março deste ano, os presidiários retornaram a Roraima depois de passarem três anos cumprindo pena no Presídio Federal no Rio Grande do Norte. A transferência se deu porque o tempo de permanência para custódia federal havia chegado ao fim. Eles foram os primeiros presos do Estado a serem batizados em facção criminosa, no ano de 2011, segundo o levantamento do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

As informações apuradas pela Justiça destacam que Elivandro Batista Ferreira, o “Vandrinho”, é um dos principais nomes da organização criminosa. Ele também foi responsável por batizar os primeiros membros da facção aqui no Estado. Auiley Silva da Cruz, o “Lorinho”, entrou na facção no mesmo período em que “Vandrinho”, também sendo um dos mentores em Roraima. “Lorinho” é responsável pelo controle e disciplina dos faccionados que estão presos. Lauro Patrício Augusto de Lima “Piroloko” foi batizado em 2013 dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e fazia o controle das ruas de Boa Vista. Eles escaparam junto com membros da facção rival. (J.B)

LEIA MAIS: 

Publicidade