Cotidiano

Seis mil pessoas vão participar do Desfile de 7 de setembro hoje

Aproximadamente 6 mil pessoas, entre elas dois estudantes e três mil militares, devem participar do tradicional Desfile de 7 de Setembro, em Boa Vista. A previsão para o início do evento é às 8h desta quinta-feira, na Avenida Ene Garcez, no Centro.

De acordo com coronel Damasceno, chefe da Casa Militar do Governo do Estado , o desfile contará com apresentações de escolas estaduais, instituições da sociedade civil e desfile militar. A expectativa de público é 10 mil pessoas. “Este ano tivemos um aumento no número de pessoas que vão participar da comemoração desta data tão importante, que é 07 de setembro”, afirmou.

No desfile escolar vão se apresentar várias fanfarras, 21 instituições e pelotões de alunos de 41 escolas e do Colégio Militar. As fanfarras se preparam durante o ano todo em suas escolas para o desfile.

Quanto ao desfile militar, além das pessoas desfilando a pé, viaturas irão se apresentar ao público. O grupo representará todas as forças militares do Estado, além do grupamento de Cavalaria da Polícia Militar. Além disso, as 21 instituições que participarão do desfile cívico compreendem instituições de ensino, esportivas, religiosas, entre outros. “Teremos ainda a presença massiva de viaturas das Forças Armadas”, frisou o coronel.

INTERDIÇÃO – A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) definiu, na terça-feira, 05, as vias que serão interditadas por conta do Desfile Cívico de 7 de Setembro. A principal avenida, a Ene Garcez, ficará isolada a partir da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes até a “bola” da Praça do Centro Cívico, das 05h até o término do evento.

A Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes será isolada do cruzamento com a Avenida Ene Garcez até o início da Avenida Adolfo Brasil, sentido bairro dos Estados. Outros trechos isolados são: Rua Forte São Joaquim, até a Rua Nilo Colares, ruas Sideaux Barbosa e Edmundo Amorin, que dão acesso à Ene Garvez, Avenida Major Williams até a Rua Manoel Correia, além da Avenida Terêncio Lima até a Rua Pedro Rodrigues.

A recomendação da Smtran é que os condutores de veículos evitem esses trechos, buscando rotas alternativas. “Nossas equipes de agentes de trânsito estarão ao longo desses locais isolados, fazendo a orientação devida aos condutores. Mas é essencial que busquem outras rotas para se deslocar, evitando os trechos”, afirmou o diretor da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), Ney Brito.

Além disso, a Smtran recomenda aos condutores que vão se deslocar até o Desfile Cívico na Avenida Ene Garcez que sejam cautelosos. “O condutor deve prestar atenção quanto ao lugar onde vai estacionar seu veículo, verificando se não está em local proibido ou em frente a alguma garagem, calçadas ou canteiros centrais. Ou, ainda, se não vai obstruir a passagem de outros veículos. Essas e outras infrações podem resultar em remoção do veículo e multa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou Brito.(E.S)