Política

Sefaz e Receita Federal debatem situação do comércio em Pacaraima

Uma reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Receita Federal, representantes de cooperativas de transportadoras, além do prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, foi realizada ontem, 20, para discutir a situação do comércio no Município de Pacaraima, Norte do Estado, e o transporte de cargas de mercadorias na fronteira com Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

Na ocasião, os representantes das cooperativas e o prefeito Juliano Torquato apresentaram os problemas relacionados ao comércio ilegal de mercadorias no município, que tem prejudicado os comerciantes locais. Além disso, as cooperativas relataram que venezuelanos têm burlado a legislação na fronteira, transportando mercadorias em caminhões de pequeno porte fretados, que dificultam a fiscalização.

“O que tentamos é fazer a regularização do que vem ocorrendo em Pacaraima. Então, envolve um pouco de cada instituição. A Sefaz no controle da entrada de mercadorias nacionais no município, a Receita Federal com relação à entrada dessas mercadorias no país vizinho e a Prefeitura de Pacaraima, que vivencia o problema. Todos buscando soluções para minimizar o problema e organizar melhor nossa fronteira”, explicou a diretora do Departamento de Receita da Sefaz, Adilma Lucena.

O delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, destacou que a instituição está sempre em busca de parcerias com o Estado e outras instituições na busca por soluções. “Permanentemente nós temos parcerias com o governo e Exército, no sentido de coibir ilícitos na fronteira. E essa reunião foi extremamente importante, pois levantou questões para as quais iremos traçar estratégias em busca de soluções”, frisou.

Ficou definido que uma nova reunião será realizada para pôr em prática algumas ações de fiscalização e educação fiscal na fronteira.