Política

Secretário de Saúde pede demissão

Marcelo Batista saiu da Secretaria Estadual de Saúde e foi acompanhado de diretores indicados por ele

O médico Marcelo Batista não é mais secretário estadual de Saúde de Roraima. Ele pediu demissão, em caráter irrevogável, e leva com ele o diretor-geral do Hospital Geral de Roraima (HGR), Samir Xaud. O Governo do Estado ainda não anunciou quem deve assumir a vaga.

O anúncio foi feito pelo próprio Marcelo Batista, em coletiva de imprensa. Ele afirmou que não houve rompimento político com a governadora Suely Campos, mas que não se sente mais a vontade na administração estadual e disse que vai tomar outros rumos. “Vou cuidar de meu consultório, da família e continuar meu trabalho como médico. Não serei candidato nem estou saindo brigado com o governo. Agradeço muito a governadora Suely pela oportunidade e acredito que ela fez muito pela saúde pública de Roraima”, frisou.

“Quero deixar claro que estou me desligando da Secretaria de Saúde e não do governo. Desde que assumi, muita coisa aconteceu, muitas previsões, muita luta e muita garra, muitos desafios, fatos incompreensíveis ou em desacordo. Mas sempre acreditamos, acreditamos nas pessoas que estavam ao nosso lado. Mas, fizemos a nossa parte, apesar de tudo, trabalhando sem desanimar com o que veio pela frente, primando pela ética e pela transparência”, acrescentou.

Sobre as razões de sua saída, Marcelo não quis polemizar, mas explicou que ficou difícil administrar a secretaria por conta da ingerência política de assessores diretos do governo que desfaziam as determinações dadas pelo secretário. Como as reclamações sobre a situação não surtiram efeito, Marcelo Batista achou por bem deixar o cargo.

Samir Xaud, diretor-geral do HGR, o maior hospital de Roraima, acompanha Batista na renúncia e afirma que os dois, apesar do pouco tempo que ficaram no cargo, fizeram muito pela saúde pública do Estado. “Nós conseguimos melhorar a questão dos medicamentos, equipamentos, condições de trabalho e de atendimento. Nos orgulhamos do que fizemos e da oportunidade que nos foi dada pela governadora”, concluiu Xaud.

AVALIAÇÃO – Marcelo contou que recebeu a Sesau, no dia 18 de janeiro, com os corredores do HGR lotados, com atendimento desumano, sem luvas, sem seringas, sem as condições mínimas para o atendimento.

“Montamos uma equipe séria e comprometida que começou a trabalhar rápido com foco no atendimento, e por isso, nos primeiros dias, conseguimos abrir 28 novos leitos no HGR. Em seguida, fizemos o mutirão de cirurgias. As unidades de saúde hoje contam com mais de 20 mil novos itens de rouparia hospitalar, atendendo a um anseio antigo das equipes e população atendida na rede. Recuperamos o ônibus da doação de sangue itinerante, uniformizamos o atendimento no trauma e agradeço de coração a toda equipe”, contou.

Ele também citou que, graças ao esforço conjunto, foi possível entregar o Hospital das Clínicas. “Particularmente sou muito feliz por ter participado deste marco para a saúde do Estado. E, temos outros marcos em nossa gestão. Conseguimos junto ao Ministério da Saúde uma verba para compra de medicamentos e insumos básicos para atendimento, para suprir a demanda da imigração. Com tudo isso, não posso deixar de agradecer ao Dr. Samir Xaud que vestiu a camisa e assumiu a direção do HGR com toda sua equipe e fizeram um trabalho de excelência, o que resultou nas primeiras captações de órgãos do nosso Estado, colocando Roraima definitivamente no mapa de transplantes de órgãos do Brasil”, lembrou.

GOVERNO – Em nota, a Secretaria de Comunicação Social esclareceu que o médico Marcelo Batista pediu exoneração do cargo de secretário de Saúde, alegando motivos pessoais e o Governo do Estado está avaliando quem vai substituí-lo. “Como médico do quadro do Governo do Estado, Marcelo Batista continua prestando relevantes serviços nas unidades de saúde do Estado”, concluiu a nota.