Entretenimento

Saiba porque novo aplicativo é febre entre os internautas

O aplicativo permite que pessoas enviem mensagens anônimas umas às outras

Quem acompanha as redes sociais já deve ter ouvido falar no Sarahah, o aplicativo que é a febre do momento entre os internautas está em primeiro lugar entre os mais baixados na web nos Estados Unidos. O aplicativo foi criado por um desenvolvedor da Arábia Saudita, Zainal-Abidin Tawfiq, o que explica o nome – “Sarahah” é uma palavra árabe que remete a “franqueza” e “honestidade”. Após o sucesso em países de língua árabe, foi traduzido para o inglês. Posteriormente, ganhou forma em um app mobile.

Em Roraima, há quem já experimentou a nova brincadeira e diz quais são os benefícios e os malefícios de se mandar mensagens anônimas. A jornalista Jéssica Costa é uma delas.

“O que eu achei mais interessante foi o fato de você conseguir dispor um pouquinho do seu tempo pra apontar coisas boas nas pessoas, uma vez que já estamos tão acostumados com tantas críticas. A gente não sabe, mas às vezes uma palavrinha só muda completamente o dia de alguém e o que eu pude acompanhar nesses dias em que a campanha se espalhou, foi só amor. E isso de certa forma acabou aproximando pessoas que muitas vezes são só “conhecidas virtuais”. É interessante saber a forma com que o outro te enxerga”, explicou.

Ainda assim, o anonimato pode ter sua parte ruim e virar um transtorno. “Assim como todas as outras redes sociais, ele pode ser usado por pessoas nem tão boa intencionadas assim. Que usam a internet pra ofender etc, mas comigo não rolou nada parecido. Só vi coisas boas e até engraçadas. A maioria dos comentários que vi a respeito também falaram o mesmo”, contou.

O app não é o primeiro a explorar o envio de mensagens anônimas. O Secret foi descontinuado há alguns anos por ser considerado uma ferramenta que estimulava o bullying virtual. Porém o Sarahah, não permite que outros usuários leiam as mensagens enviadas para cada usuário.

A fotógrafa Luisa Orihuela acredita que a febre do Sarahah deve passar logo. “A galera deve logo enjoar”, diz. Outra característica do aplicativo é a falta de interação.

“Não tem como adicionar amigos, ou responder para quem te mandou mensagens, algumas pessoas até usaram o Instagram para responder os recados lotando os ‘feed. Mas no fim é legal receber elogios de quem não tem coragem de elogiar”, contou.

Para o acadêmico de contabilidade Leandro Loureiro, a novidade faz com que os usuários acabem interagindo entre os seguidores. Ele fez uma conta para testar o aplicativo e ver como tudo funcionava. “Já teve aplicativos onde você poderia responder diretamente, como era o caso do AskFm, mas assim como todos os aplicativos devem ter melhorias nos próximos dias”, disse.

Como baixar o Sarahah?

Para baixar o app, basta entrar na Google Play Store do Android ou na AppStore do iPhone (iOS). O serviço também se encontra disponível na versão web.