Cotidiano

Saiba por que o café é a bebida mais adorada do Brasil

Apreciada por 95% da população brasileira acima de 15 anos, o café traz inúmeros benefícios para a saúde

Nesta quinta-feira, 24, é comemorado o Dia Nacional do Café, data que simboliza o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento socioeconômico local.

Democrática, a bebida é apreciada por 95% da população brasileira acima de 15 anos, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Somente no ano passado, o seu consumo interno alcançou a gigantesca marca de 21,5 milhões de sacas, o que corresponde a 1,07 milhão de toneladas.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior consumidor do grão em nível mundial, consumindo algo em torno de 25,8 milhões de sacas, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Além de sais minerais, o café também possui outros tipos de nutrientes benéficos para a saúde humana, tais como vitaminas do complexo B, sustâncias antioxidantes e nutrientes. Uma xícara da bebida pode auxiliar, por exemplo, na prevenção de doenças e na estimulação na memória.

TIPOS DE CAFÉ – Atualmente, existem diversos tipos de café para os adoradores da bebida. Há versões simples, como o tradicional café com leite, aos mais sofisticados, que variam na forma de preparo dos grãos e oferecem nuances e sabores distintos na sua preparação.

O Café Expresso, por exemplo, é o princípio de todos os cafés. Ele é feito em poucos segundos sob alta pressão de água na temperatura de consumo. Isso faz com que acumule muito mais sabor e intensidade.

O Café Macchiato tem uma forma de preparo muito similar ao expresso, entretanto, esse tipo da bebida recebe uma dose de leite vaporizado, que ajuda a suavizar o sabor intenso do expresso. Ao redor do mundo, os baristas, que são os especialistas no assunto, fazem pequenas variações no Macchiato, embora sigam os procedimentos básicos da receita original.

Outro tipo de preparo muito comum é o Café Latte, que também possui preparo similar ao Macchiato. Sua receita leva leite vaporizado com uma pequena dose de café expresso, além de 1 centímetro de espuma de leite.

Já o Cappuccino é sem dúvida o mais popular de todos. Muito similar ao Macchiato, ele possuir mais leite vaporizado que o normal, contendo ainda a adição de chocolate em sua fórmula.

Por fim, temos também o Mocha, uma versão bem mais apurada do Cappuccinho. Na prática, esse tipo de bebida é feita a partir da mistura de chocolate em pó com uma dose de expresso, adicionando leite vaporizado e espuma de leite.

COFFEE LOVERS – Assim como nos demais estados brasileiros, Roraima também possui uma população bastante apaixonada por café. Na capital, a Cafeteria Café Expresso, que fica no bairro São Pedro, é considerada excelência no segmento. Não é a toa que empresa está no mercado há pouco mais de 20 anos.

“Acreditamos que a construção da Café Expresso com empresa referência para os demais estabelecimentos deste segmento se deu graças à ajuda dos clientes na construção do nosso cardápio, pois quando você visita as cafeterias de fora, dificilmente vai encontrar produtos tipicamente regionais. Nosso plano de negócio acabou reunindo tanto os aspectos cosmopolitas, já que o café tem essa pegada de metrópole, quanto a questão da apreciação sem pressa, que é quando você leva toda a família para apreciar algo gostoso”, conta a gerente da empresa, Camila Furlin.

 Para chegar ao patamar de empresa referência, Camila destaca que foi necessário realizar uma série de investimentos, tanto em pesquisa quanto na capacitação dos mais de 10 colaboradores que compõe a equipe.

“Há uns 10 anos, eu fiz um curso de barista, que é o profissional especializado em café, e isso possibilitou conhecer às diversas variáveis desse segmento, desde os tipos de grãos especiais, métodos de preparo, ou seja, tudo que tem a ver com essa questão. Hoje em dia é difícil se manter no mercado sem apresentar qualquer tipo de inovação e nós já passamos por alguns períodos complicados, mas acredito que a força de vontade e o desejo que sempre oferecer um produto de qualidade para o consumidor fez com que todos nós conseguíssemos superar os obstáculos e tornar a empresa o referencial que é hoje”, frisou.

Sobre o tipo de café mais pedido na cafeteria, a gerente da cafeteria cita o café com leito como o preferido dos consumidores, seguido do café expresso e outros tipos. Recentemente, a empresa começou a oferecer o café com creme de avelã, que aos pouco começa a ganhar o coração dos ‘Coffee Lovers’. 

“Na maioria das cafeterias, o carro-chefe é sempre o café expresso, que a gente chama de ‘Pretinho Básico’, mas aqui a gente vende mais Café com Leite, e antigamente nós vendíamos mais leite do que café, porque achavam o sabor do café muito forte, mas essa realidade foi mudando com o tempo e hoje as pessoas estão mais habituadas a apreciar o café mesmo”, salientou.

Para comemorar o Dia Nacional do Café, a cafeteria estará realizando durante todo o dia período de funcionamento uma degustação dos vários tipos de preparo da bebida. A Cafeteria Café Expresso funciona de segunda a sexta-feira, das 7h até as 19h30; e aos sábado das 7h às 12h e das 15h30 às 19h30.