Cotidiano

Saiba o que irá funcionar, ou não, nesta sexta-feira, 22, dia de jogo do Brasil

O confronto entre Brasil e Costa Rica marca o primeiro jogo da Copa em um dia útil no país

O primeiro jogo do Brasil, em dia útil, ocorrerá nesta sexta-feira, 22, contra a Costa Rica. Por conta disso, muitos procuram saber o que irá ou não funcionar nos dias de jogos do Brasil.

Governo – O governo estadual decretou ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil, de acordo com o Decreto 22.643 (28/12/2017). Serviços essenciais, como de hospitais, serão mantidos sem alterações. O Governo não realizará programação durante os jogos da Copa do Mundo.

Prefeitura – A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informou, em nota, que em virtude do cumprimento do calendário escolar, manterá suas atividades normais nos dias 22 e 27 de junho de 2018. 

A Prefeitura de Boa Vista reafirmou que demais serviços essenciais funcionarão normalmente, e que sequer haverá redução na frota de ônibus. 

 Assembleia – A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima informou que nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2018, o funcionamento da Casa Legislativa se dará de forma semelhante aos bancos. Nos dias em que os jogos forem realizados pela manhã, o expediente iniciará às 14 horas. Já quando os jogos forem pela tarde, o expediente será encerrado às 13 horas.

Câmara – Em relação às sessões ordinárias da Câmara Municipal de Boa Vista, que são as terças e quartas-feiras, a partir das 9 horas, quando o jogo do Brasil for pela manhã nesses dias, as sessões começarão no mesmo horário e terminarão mais cedo.

Bancos – De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os expedientes de funcionamento de bancos em todo o país terão a redução de uma hora. Abertura e fechamento serão determinados de acordo com o horário dos jogos do Brasil. Em Roraima, haverá a adaptação para o fuso horário local.

Quando os jogos ocorrerem às 8h, as agências funcionarão das 12h às 16h. No caso de ser 10h, o atendimento será dividido em dois turnos. O primeiro das 7h30 às 9h30, e o segundo 13h às 15h. Com os jogos às 15h, o funcionamento será das 8h às 12h.

Aplicando para os jogos do Brasil desta primeira fase, o funcionamento dos bancos na próxima sexta-feira, 22, será das 12h às 16h, devido a partida contra Costa Rica ser às 8h. E o jogo da quarta-feira da outra semana, 27, que será às 15h, contará com bancos funcionando das 8h às 12h.

Correios – De forma parecida com os bancos, o Correios adotará uma política que será determinada de acordo com o horário do jogo. Quando o jogo for 8h, como o de hoje, o expediente iniciará às 12h. No jogo seguinte, que será às 14h, o expediente iniciará às 6h.

No caso de o Brasil se classificar para as oitavas de final em diante, em dias com jogos às 10h, o expediente terá início às 6h, com intervalo para as partidas. 

Ministério Público – O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) informou que suspenderá o expediente de hoje, 22/06, em conformidade com a Portaria nº 152 de 31 de janeiro de 2018 do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. O Órgão funcionará em regime de plantão para os casos urgentes, conforme escala previamente definida pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Tribunal – De acordo com a portaria do Tribunal de Justiça, o feriado foi decretado, nas duas datas de jogos do Brasil (22 e 27), em todas as comarcas no estado.

TRE – O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE/RR, por meio da portaria Nº 158/2018, definiu o horário de funcionamento da instituição durante os jogos da seleção brasileira na primeira fase.

Conforme a portaria, nos dias úteis em que houver partidas da Seleção Brasileira de Futebol, haverá uma jornada de 5 (cinco) horas diárias corridas, a serem cumpridas entre 8h e 18h. Quando os jogos forem pela manhã, o atendimento ao público será das 13h às 18h. Já nos dias em que os jogos forem na parte da tarde, o atendimento ao público será das 8h às 13h. (P.B)