Saúde e Bem-estar

Saiba como identificar os sintomas da labirintite

Os sintomas iniciais da labirintite incluem tonturas, diminuição da audição e vertigens

A labirintite é um distúrbio que causa tontura, vertigem e sensação de desmaio, porém de acordo com o otorrinolaringologista Mauro Shimitz, a doença tem cura e pode ser controlada. 

Para evitar as crises de tontura da labirintite, o médico recomenda ter alguns cuidados como mover-se lentamente, evitando movimentos bruscos e evitar locais com muita luminosidade.

“Os sintomas iniciais da labirintite incluem tonturas, diminuição da audição e vertigens, e costumam piorar com o estresse, movimentos bruscos da cabeça, quando se está em lugares com muita gente, utilizando o computador no escuro”, é um exemplo.

A labirintite é uma infecção e inflamação de uma estrutura do interior do ouvido chamada de labirinto, e os seus sinais são mais intensos nos primeiros 4 dias de infecção, diminuindo ao longo de 3 semanas até desaparecerem.

“Os sintomas podem voltar a aparecer ao longo de vários meses ou anos, ou podem aparecer sintomas de labirintite grave que incluem dificuldades em permanecer em pé devido a fortes tonturas ou surdez completa. Geralmente, os pacientes relatam peso na cabeça, cefaleia e pode estar associada à perda de memória em pacientes idosos” relatou.

Sintomas de labirintite emocional

Os sintomas de labirintite emocional são os mesmos, no entanto, o indivíduo também pode apresentar ansiedade, estresse, preocupação, tristeza, choro fácil ou alterações do apetite, pois a labirintite emocional está relacionada com problemas emocionais como ansiedade ou depressão. Veja mais sobre as causas e o tratamento aqui.

Como tratar a labirintite

O tratamento para labirintite deve ser indicado por otorrinolaringologista e, normalmente, pode ser feito em casa com repouso num local escuro e sem barulhos. Além disso, o tratamento caseiro para labirintite também deve envolver a ingestão de líquidos, como água, chá ou sucos, até a melhora dos sintomas. Veja como fazer uma dieta para labirintite e descubra o que não pode comer.

O médico também pode receitar o uso de remédios para labirintite, que podem incluir antibióticos, como Amoxicilina, que devem ser tomados até cerca de 10 dias para combater a infecção. Outros remédios para enjoo, como a Metoclopramida e remédios corticoesteroides, como a Prednisolona, também podem ser usados para ajudar a reduzir o desconforto.

Outros cuidados importantes para evitar as tonturas da labirintite são:

*Evitar assistir filmes em 3D no cinema ou jogos eletrônicos;
*Evitar muitos estímulos visuais, como ver fogos de artifício ou frequentar discotecas;
*Evitar locais muito barulhentos, como shows ou jogos de futebol;
*Evite fumar e beber bebidas alcoólicas ou estimulantes, como café, chá preto ou coca-cola.