Entretenimento

Saiba como aliviar os sintomas de ressecamento e irritação no nariz

Para saber exatamente por que você tem dificuldade em respirar pelo nariz é preciso consultar diferentes especialistas

O calor que cobre boa parte da Região Norte derrubou a umidade. Com isso, aumentam as queixas de irritação nas vias aéreas e, em alguns casos, ocorrem sangramentos no nariz. Os olhos também sofrem, com vermelhidão, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada. 

De acordo com a fonoaudióloga Evania Costa, o ar precisa estar na temperatura ideal e úmido para chegar aos pulmões, e parte deste equilíbrio acontece no nariz, mas em tempo muito seco não há como compensar.
Ela explica que os pelos e os mucos do nariz têm uma função que melhoram a respiração.

“Os pelos presentes no nariz ajudam a filtrar algumas partículas do ar. Normalmente a presença desses pelos garante proteção contra partículas maiores, como insetos. Diferentemente dos pelos, o muco está relacionado com a retenção de partículas mais finas, tais como poeira e fuligem, sendo também responsável pela proteção contra micro-organismos. Após reter as partículas por meio do batimento de cílios, o muco é levado até a faringe, onde é deglutido ou expelido”, explica a especialista.

Segundo ela, é responsabilidade dessa estrutura também o aquecimento do ar, uma vez que o ar frio dificulta o funcionamento do sistema respiratório, e a sua umidificação.

“O aquecimento é conseguido pelo tecido conjuntivo presente na cavidade nasal, onde há muitos vasos sanguíneos. A umidificação, por sua vez, deve-se à presença de glândulas que produzem uma secreção serosa. A obstrução nasal, ou seja, uma dificuldade em respirar pelo nariz faz com que a pessoa passe a receber o ar pela boca e, com isso, apresente diversas mudanças no organismo”, relata.

Para evitar o ressecamento no nariz, uma boa dica é colocar uma bacia com água no quarto, principalmente quando estiver usando ar-condicionado ligado.

“O entupimento do nariz pode ser provocado por um simples resfriado ou gripe, ou sinalizar um problema mais complexo. Rinite, sinusite, adenoide ou desvio de septo são as causas mais comuns da dificuldade em respirar pelo nariz. Crises de rinite e sinusite são sazonais e podem ser tratadas com medicamentos simples, uma vez diagnosticadas por um profissional da saúde”, afirma.

Para a umidificação das vias aéreas inferiores, pode-se fazer a nebulização apenas com soro fisiológico a 0.9%.

No caso da adenóide, popularmente conhecida como carne esponjosa, pode atrapalhar a respiração pelo nariz quando cresce demais ou sofre algum tipo de inflamação provocada por fungos ou bactérias.

“O desvio de septo nasal é uma condição mais complicada, pois pode estreitar a região da válvula do nariz, provocando a obstrução que atrapalha a respiração. Dependendo do caso e da gravidade do comprometimento da passagem de ar, cirurgia reparatória pode ser nesse

Para saber exatamente por que você tem dificuldade em respirar pelo nariz é preciso consultar diferentes especialistas para conhecer o diagnóstico certo e o tratamento mais indicado. Avaliações com fonoaudiólogo, otorrinolaringologista são capazes de apontar a fonte do problema.