Política

Sai a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco

Em relação a edições anteriores do prêmio, realizado em 2015 pelo nono ano, chama atenção o predomínio de congressistas da oposição entre os deputados e senadores mais admirados pela população

Primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2015, com mais de 150 mil votos já validados, aponta a liderança do trio do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) na categoria Melhores Deputados. Chico Alencar (3.757 votos), Jean Wyllys (3.480 votos) e Ivan Valente (3.245) estão nas três primeiras colocações.

Já no Senado, o pódio é mais heterogêneo. Na categoria Melhores Senadores, Ronaldo Caiado (DEM-GO) lidera a votação com 5.228 votos, seguido por Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Romário (PSB-RJ), os dois últimos com 3.978 e 3.950 votos, respectivamente.

Caiado também está na dianteira de duas categorias especiais, Defesa da Agropecuária e Profissionalização da Gestão Pública. Jean Wyllys é o mais votado na categoria Defesa da Cidadania e da Justiça Social. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) aparece na liderança de duas categorias especiais, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Parlamentares de Futuro, esta disputada exclusivamente por parlamentares com menos de 45 anos de idade.

Veja todos os resultados da primeira parcial do Prêmio

Em relação a edições anteriores do prêmio, realizado em 2015 pelo nono ano, chama atenção o predomínio de congressistas da oposição entre os deputados e senadores mais admirados pela população.

De acordo com as regras do prêmio, o público definirá até o próximo dia 20, em votação pela internet, os premiados das duas categorias gerais (Melhores Senadores e Melhores Deputados) e as cinco categorias especiais citadas acima. Os jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional escolherão entre os dias 8 e 10, por meio de urnas itinerantes, os vencedores de outras duas categorias especiais. Elas homenagearão os senadores e deputados que, na opinião dos profissionais de imprensa, melhor representam os eleitores no Parlamento.

Qualquer deputado ou senador que exerce ou exerceu mandato na atual legislatura, iniciada em fevereiro, pode ser votado, desde que não responda a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal.

Realizada em parceria com o site Vote na Web, a votação digital é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A escolha feita pelos jornalistas, utilizando cédulas de papel, é acompanhada e fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Criado por este site em 2006, o Prêmio Congresso em Foco procura estimular os cidadãos a refletirem sobre o desempenho dos parlamentares e a acompanharem mais de perto as suas ações.

Se você ainda não votou, entre no endereço www.premiocongressoemfoco.com.br e valorize o trabalho de quem, no seu entender, merece estar entre aqueles que serão premiados em cerimônia marcada para 8 de outubro, em Brasília. Serão premiados os 20 deputados e os dez senadores mais votados, nas categorias gerais, e os cinco parlamentares com maior número de votos, nas categorias especiais.

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape) e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Entre aqui para ver os resultados.

Clique aqui para votar

Outras informações sobre o prêmio

 

Fonte: Congresso em Foco

Publicidade