Política

Ruiz propõe parceria com o Exército para controle de entrada na fronteira

Preocupado com a grande imigração de venezuelanos que fogem de seu país e procuram condições de vida melhor em Roraima, o deputado estadual Joaquim Ruiz (PTN) propõe parceria do Governo do Estado com o Exército para o controle de imigrantes e atendimento médico hospitalar em Pacaraima. A afirmação foi dada durante entrevista ao programa Agenda Parlamentar deste sábado, pela Rádio Folha AM 1020.

Ruiz disse que esteve em Pacaraima para acompanhar de perto a situação e percebeu que não existe qualquer controle de entrada dos venezuelanos e que o hospital já não consegue prestar atendimento básico. “Isso é preocupante! Tem que haver um controle de triagem na hora da entrada. O hospital do Estado, em Pacaraima, não tem mais condições de atendimento. De cada dez atendimentos, oito são de venezuelanos e se não houver providências urgentes isso vai se tornar um caos”, disse.

Para organizar o atendimento aos imigrantes, Ruiz disse que propôs, durante uma audiência pública com foco na imigração venezuelana para o Estado, promovida na sexta-feira na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), um acordo do Estado junto ao Ministério da Defesa para que o Exército assuma o hospital de Pacaraima. “O Exército tem estrutura para montar uma equipe de médicos de várias especialidades e assumir o controle da fronteira durante os dois próximos anos, fazendo exames laboratoriais e uma triagem dessas pessoas que estão procurando Roraima”, disse.

Além dessa proposta, o deputado apresentou pedido de que o Exército usasse sua estrutura para receber os imigrantes montando um acampamento de emergência, com banheiros biológicos. “Sugiro que os venezuelanos passem por uma triagem antes de se deslocarem para Boa Vista ou para Manaus, para que possamos ter o perfil de cada pessoa. Isso vai promover um controle maior na fronteira, vai evitar mais roubos e assaltos e melhorar a situação em que se encontra em Pacaraima”, disse. “Esta não é uma ação cara, mas para isso acontecer é necessário que um projeto seja apresentado ao Ministério da Defesa”, frisou, referindo-se a um debate mais acalorado que teve com o deputado Brito Bezerra (PP) durante a audiência pública na ALE-RR.

“Só quis saber qual projeto que o Governo do Estado tem para levar para o Governo Federal, assim como aconteceu no Acre, e fui mal interpretado pelo deputado Brito”, disse. “E o Governo Federal tem que entrar nesse processo, não pode fugir dessa realidade em Roraima”, afirmou.

Para Ruiz, o Governo do Estado tem que reunir a Bancada Federal, mostrar as necessidades e pedir ajuda. “Tem que unir a bancada e pedir socorro. Estamos precisando de apoio e temos que decretar estado de emergência. Mas para isso temos que ter projetos alternativos prontos e, ao que parece, o Governo do Estado ainda não tem”, disse. “Vamos propor projetos de assentamentos no Baixo Rio Branco com culturas viáveis e que não desmatem, como avicultura, piscicultura, ovinocultura e outros”, frisou. (R.R)

Publicidade