Cotidiano

Roraimense toma posse prometendo retomar ações da PRF nas fronteiras

Outra meta do recém-empossado superintendente da PRF de Roraima é criação de um canil para atuar nas operações policiais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu em Roraima, na manhã de ontem, 9h, a solenidade de posse do novo superintendente da instituição, Igo Gomes Brasil, no auditório da Justiça Federal. O evento contou com a participação do diretor-geral da PRF, Renato Antonio Borges Dias, e de autoridades locais. Primeiro roraimense a ocupar o cargo da instituição, Brasil informou que o compromisso será dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito e de manter a imagem da instituição perante a sociedade roraimense, por meio de estratégias que serão implementadas.

“Uma delas é montar o canil. Já temos um profissional da PRF em treinamento para podermos implementar o canil. Vamos voltar a atuar no Município de Pacaraima [norte do Estado, na fronteira com a Venezuela] e estamos desenvolvendo ação para o sul do Estado, na região do Jundiá, no Município de Rorainópolis. Por fim, vamos reforçar a fronteira com a Guiana [leste do Estado, na fronteira com Bonfim]”, ressaltou Brasil.

Sobre ser o primeiro roraimense a assumir a corporação, Igo Brasil acredita que o compromisso com a população vai ser diferenciado. “É uma grande satisfação estar assumindo essa função no Estado onde eu nasci, onde eu cresci. Vi esse Estado evoluir e me orgulha muito poder ajudar o povo roraimense”, afirmou o novo superintendente.

“Vai ser de uma pessoa que tem um olhar desde a infância e nós não vamos descansar para que possamos cumprir a nossa missão, que é garantir a devida segurança nas rodovias federais do Estado de Roraima e dar o devido apoio ao povo roraimense”, complementou.

PRF formaliza parceria com Sesp para integração de sistema de rádio

Durante a solenidade de posse do novo superintendente da PRF em Roraima, foi formalizada a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a instituição e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) para implementação do Projeto Landell, um sistema de rádio comunicação digital.

O sistema, que passou a funcionar oficialmente desde ontem, 14, promete interligar a comunicação via rádio da PRF com a Central de Flagrantes da Polícia Civil, de forma que as ocorrências serão atendidas e repassadas para as autoridades de acordo com a situação, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil ou Polícia Militar. O projeto é digital e criptografado, o que visa dar mais segurança para as autoridades policiais e promete clareza no áudio para melhor repasse de informações.

De acordo com o diretor-geral da PRF, Renato Antonio Borges Dias, o sistema proporciona uma tecnologia moderna, com eficácia na comunicação. “Todas vão utilizar a mesma ferramenta tecnológica, todas vão ter a independência e autonomia na sua faixa de comunicação, porém, tem um campo onde todos se comunicam. É agilidade na comunicação, rapidez na transmissão de informação, proporcionando que uma operação seja integrada de forma efetiva”, frisou.

A secretária estadual de Segurança Pública, delegada Giuliana Castro, informou que a implantação do sistema de rádio é importante devido às características do Estado. “Em muitas regiões se usa o telefone celular para fazer essa troca de informações, mas nem todo lugar de Roraima pega o sinal do celular”, disse.

Giuliana afirmou que a medida vai auxiliar na resolução de crimes e tentativas de fugas por meio das fronteiras. “Vai facilitar porque será feito um contato imediato. Se tiver um crime ocorrendo aqui, em Boa Vista, a gente pode entrar em contato com o sul do Estado, no Jundiá, no Baixo Rio Branco, e evitar uma possível fuga. A implantação desse projeto é de suma importância porque temos que trabalhar com a informação na hora que acontece. A informação na atividade policial é tudo”, frisou. (P.C.)