Esporte

Roraimense participará das

Rafael Lucena disputará a prova em 2 equipes

No próximo sábado (10/12), será realizada em Brasília/DF, mais uma edição das “Seis Horas de Kart”. E o piloto roraimense Rafael Lucena estará na pista disputando esta importante prova do calendário de competições de kart do país.

O evento que acontecerá no Ferrari Kart, nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Piquet, reunirá os principais kartistas da região Centro-Oeste e do país.

Realizada desde 2001 como competição oficial da Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF) e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o evento tem como objetivo principal enaltecer o esporte motor, em particular o kartismo, aliar boas e equilibradas disputas entre os participantes e oferecer qualidade de entretenimento e diversão para o público presente.

Trata-se da última competição do ano e tem o caráter de confraternização também entre equipes, pilotos, mecânicos do Distrito Federal e demais estados.

A prova terá a duração de seis horas mais duas voltas. As equipes inscritas poderão ter de 2 a 4 pilotos por kart. Não há quantidade mínima de tempo para permanência de cada piloto em pista, mas as equipes deverão obrigatoriamente realizar 3 paradas de 5 minutos e uma de 15 minutos, onde o regulamento exige que ocorra a troca de pilotos.

O peso mínimo do conjunto kart/piloto é de 205 quilogramas. A competição será realizada com motores de 18 cavalos da RBC Preparações, que sorteará os motores entre as equipes.

O abastecimento é de responsabilidade da organização do evento. A cada abastecimento o tanque de combustível do kart é lacrado. Além disso, é obrigatório o uso de carenagens bolha. Em condições de pista seca, as equipes poderão usar apenas 2 jogos de pneus slicks. Com chuva, estará liberada a utilização de pneus para pista molhada.

Segundo informações do organizador do evento, Yuri Mendes, até a data de 06 de dezembro, 19 equipes estavam inscritas. A expectativa é que até o dia do evento, mais de 20 karts estejam garantidos para a disputa da prova e reunindo aproximadamente 60 pilotos.

Rafael Lucena participará da competição correndo por duas equipes. Pela Ismael Preparações, seu atual time, o roraimense estará no kart número 18 ao lado dos pilotos Jean Souto, Valdeci Dias e Valdir Camargo. Convidado pela equipe Jaguar Kart Racing, Lucena também correrá no kart número 45 com os pilotos Jorge Nazaré, Valdeci Dias e Jóbis Ferreira.

“Há 15 dias estava inscrito nas Seis Horas apenas na equipe Jaguar. Nesta semana, com esforço e contribuição de cada piloto, já que não conseguimos patrocínio, reunimos o aporte financeiro mínimo e decidimos colocar a nossa equipe Ismael Preparações no evento”, disse Rafael sobre a decisão de correr nos 2 times.

O piloto comentou também sobre a expectativa para a prova e as dificuldades a serem encontradas:

“Será uma jornada complicada. Estou mais acostumado com o acerto do meu kart e do nosso preparador Ismael, e terei que me adaptar ao acerto do kart da equipe Jaguar. Mas lá o preparador, Carlos Demolidor, também é competente e acredito que não será dificuldade andar com eles. Mas estou bem preparado fisicamente para aguentar os turnos de pista e durante todo o ano estive envolvido em competições de longa duração. Então estou confiante por um bom desempenho”.

Somando os tempos em cada kart, o roraimense deverá ficar em pista cerca de duas horas e quarenta minutos durante a corrida.

Neste ano Rafael Lucena vem se destacando nas competições com pódios e vitórias em corridas no Distrito Federal e Minas Gerais. Em Brasília, o piloto conquistou o título da Copa VB Fiamoncini Pro400 e terminou na 6ª colocação na pontuação geral da Copa Brasília de Kart Endurance.

Esta será a 3ª vez que o piloto participará das “Seis Horas”. No ano passado, quando sua equipe estava na sétima colocação, uma quebra na embreagem impediu um ótimo resultado. Em 2015, a prova foi vencida pela equipe Dibo, que contava com Felipe Nasr (Fórmula 1) entre seus pilotos.

A equipe que completar as “Seis Horas” na frente, será a campeã da competição. A premiação será até o quinto colocado com troféus e medalhas. A largada está marcada para o sábado às 15h.

Cronograma das “Seis Horas de Kart”

Treinos:
Quarta-feira (07/12), Quinta-feira (08/12) – 9h às 17h30
Sexta-feira (09/12) – 9h às 14h

Briefing:
Sexta-feira (09/12) – 19h

Evento:
Sábado (10/12)
Sorteio dos motores – 7h às 08h30
1º Warm up – 9h às 09h30
2º Warm up – 10h às 10h30
Abastecimento – 11h00 às 12h00
Tomada de tempo (classificação) – 12h15 às 12h30
Montagem do grid e foto oficial – 14h40
Largada – 15h
Encerramento – 21h
Premiação – 21h30