Esporte

Roraimense participará da Copa Brasília de Kart Endurance

Rafael Lucena competirá pela equipe VRV Woltec

Neste sábado (5), será disputada a 1ª etapa da Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE), no Ferrari Kart, em Brasília (DF).

O piloto roraimense Rafael Lucena participará do campeonato na equipe VRV Woltec Kart Team, ao lado dos brasilienses Victor Hugo e Victor Dutra, e sob o acompanhamento técnico da Ismael Preparações.

A CBKE é considerada o maior campeonato de endurance – corridas de longa duração – da região e uma das mais importantes do país. A Copa será organizada pelo Kart Racing Clube de Brasília, sob a supervisão da Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Cada uma das oito etapas terá duração de 2h e 10 min (duas horas e dez minutos) mais duas voltas, com 2 (duas) paradas obrigatórias nos boxes (duração mínima de cinco minutos).

Serão utilizados motores com 18cv (dezoito cavalos) de potência, alugados pelas equipes participantes. Cada kart poderá ter inscrito até 3 (três) pilotos por etapa.

Para Rafael Lucena, a temporada 2016 na CBKE será uma oportunidade de se fixar em competições de longa duração. Ele ressaltou a importância de competir em uma boa equipe.

“O trio é o mesmo que disputou as 6 horas de Brasília no final do ano passado. É um time forte e teremos condições de brigar por bons resultados. A expectativa é boa. E a forma de disputa da CBKE vai proporcionar que a gente ganhe mais experiência em corridas de longa duração, a trabalhar mais com os imprevistos e com a estratégia”.

O piloto roraimense afirmou que ao longo do ano pretende participar de outras competições, como a Copa VB Fiamoncini Pro 400 e analisa ainda a possibilidade de disputar alguma competição em Roraima.

“Sobre isso, eu tenho que ver vários fatores. O meu kart fica em Brasília e a minha equipe também, então os custos para correr em Roraima são maiores. Mas é um desejo que tenho, de correr no meu Estado, com a torcida dos amigos e da família, e quero sim fazer isso acontecer o mais breve”, disse Rafael.

Calendário da CBKE: 1ª Etapa, 5/3; 2ª Etapa, 15/4; 3ª Etapa, 14/5; 4ª Etapa, 18/6; 5ª Etapa, 27/8; 6ª Etapa, 24/9; 7ª Etapa, 22/10 e 8ª Etapa, 26/11.

A equipe VRV Woltec Kart Team tem o apoio da Woltec Energia.

Campeonatos Amadores

O piloto roraimense destacou que em 2016 disputará também campeonatos amadores de kart: “Brasília já tem um local com karts de aluguel com motores de 13cv (treze cavalos), e há vários grupos amadores que organizam competições. Os karts são bons e exigem bastante dos pilotos, tecnicamente e fisicamente. Neste ano vou correr no Brasília Super Kart (BSK) e na Copa Brasília de Kart Amador (CBKA). É uma forma de confraternizar com os amigos, mas fazendo valer a ideia de competir. A maioria dos pilotos participam dos campeonatos profissionais também”, disse Lucena citando ainda que usará as competições como forma de preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, que é realizado no segundo semestre em Cotia (SP).

No último final de semana, Rafael correu na 1ª edição da Copa Brasília de Kart Amador (CBKA), terminando na 18ª colocação, de 45 pilotos de sua categoria. Seu melhor resultado foi um segundo lugar, em uma das 4 baterias classificatórias.