Geral

Roraimense participa de intercâmbio em São Paulo

Falando ainda em boxe, tem roraimense buscando atualizar conhecimentos e metodologia para aplicar na modalidade em Roraima.

O treinador Allan Silva Costa, da Associação Roraimense Internacional de Boxe (Arib) está em São Paulo-SP desde o dia 14 de março, onde participa de intercâmbios técnicos e curso ministrado pelo treinador Juan Francisco Garcia Alvarez, conhecido como “Paco”, que foi treinador da seleção olímpica do Brasil em duas Olimpíadas: Sidney 2000 e Atenas 2004. Hoje é treinador de boxe da Sociedade Esportiva Palmeiras, que dispõe de um excelente e estruturado centro de treinamento para o boxe e também tem uma equipe que participa de competições de alto rendimento.

Dentro do planejamento, o treinador roraimense participa de treinamentos em academias de boxe sem a obrigatoriedade de competição. E também voltado ao boxe competitivo, com o treinador Paco.

Segundo o treinador, a passagem por São Paulo também está servindo para estreitar contato com a diretoria do Conselho Nacional de Boxe – CNB, entidade que chancela o boxe profissional no Brasil e está fazendo contatos com outras academias na capital paulista.

Como treinador, Allan começou em 2013 auxiliando a escolinha do Boxe da Associação do Município do Cantá-ABMC e posteriormente, em 2016, montou um ginásio particular específico de Boxe, onde treina atletas competitivos, realiza treinamentos em conjunto com associações, academias e pugilistas venezuelanos.

As competições que promove, contam com certificação da Federação de Boxe do Estado de Roraima (FBER) e pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB). Ele retorna a Roraima no próximo dia 20, trazendo na bagagem as novas experiências.

Currículo – Como atleta começou a treinar aos nove anos e aos 13 começou a competir oficialmente na Venezuela, pois na época, segundo ele, não havia pugilistas na categoria.

Entre as competições e intercâmbios de maior relevância, destaque para a medalha de prata em Milão na Itália em 2009, segundo lugar na Copa Cinturón de Oro no Equador em 2009, Campeão de Competições realizadas na Venezuela, 2005 em Santa Elena, Copa do Dia dos Padres e Maltín Polar, ambas em 2008, Bicampeão Brasileiro de Boxe 2009/2011, Batalla de Carabobo na Venezuela 2009, Campeonato Mundial Juvenil no Azerbaijão em 2010, Pan-americano Juvenil na República Dominicana 2010, tendo participado de treinamentos em Cuba no ano de 2010.

Também foi atleta da seleção olímpica de Boxe do Brasil nos anos de 2009 e 2010. Em 2012 teve que abandonar o sonho de disputar a Olimpíada após ter sido selecionado, por estar cursando administração.