Esporte

Roraimense disputará Campeonato Brasileiro de Kart Indoor

O evento tem a finalidade de promover a integração entre pilotos de kart de todo o país

O piloto Rafael Lucena participará no próximo final de semana, 3 e 4 de outubro, do Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, que será realizado no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia/SP. Mais de 300 pilotos de todo o país estarão presentes no evento.

Supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e organizado e idealizado pela Associação de Amigos do Kart Amador (AMIKA), o evento tem a finalidade de promover a integração entre pilotos de kart de todo o país. Chamado de indoor, o campeonato recebe este nome por conta da utilização de karts de aluguel, que são sorteados entre os pilotos em cada série de disputas. É uma oportunidade de reunir pilotos amadores e profissionais.

327 pilotos estão confirmados, divididos em 4 categorias: Master (até 80kg – 135 pilotos), Graduados (até 95kg – 108 pilotos), Super Graduados (até 110kg – 54 pilotos) e Sênior (45 anos ou mais – 30 pilotos). Cada piloto participará de 4 séries classificatórias em karts com 13 cavalos de potência e os melhores na classificação por pontos disputarão as finais, nos karts parolins de 18 cavalos do Kartódromo da Granja Viana.

A maior delegação é a do Estado de São Paulo, com 90 pilotos. As menores delegações são a de Goiás, Sergipe e Roraima, que terão 1 representante cada. Rafael Lucena será o único representante da região Norte. “É a segunda vez que vou participar deste Campeonato Brasileiro. Em 2013 tive a oportunidade de conhecer o evento, que é bem organizado e com um ótimo nível técnico e é uma competição que reúne os melhores pilotos de todo o país. Represento meu Estado em todas as competições que participo e dessa vez não vai ser diferente”, disse Rafael.

O piloto roraimense informou que participará da competição na categoria máster, que tem o peso de 80kg, como referência para lastreamento. Após a realização das 4 séries classificatórias, os 40 pilotos melhores colocados, dos 108 inscritos desta categoria, passarão para as finais.

“A minha categoria é uma das mais equilibradas, tem bons pilotos de SP, RJ, DF e PR. Sei das dificuldades e o desafio é conseguir ficar entre os 40 melhores e ir para finais. Mas conquistar um resultado entre os 10 primeiros em uma das 4 corridas classificatórias, já vou considerar importante e colocarei este como o foco principal”, ressaltou Lucena.

Na sexta-feira (02/10), Rafael ainda participará do Endurance Brasil, no mesmo Kartódromo. Será um evento, com a participação de 45 equipes (com até 6 pilotos em cada uma), e que terá a duração de 3 horas. O roraimense dividirá uma equipe com mais 4 pilotos do Distrito Federal: Eduardo Prola, Ênio, Jean Souto e Leonardo Garcia.