KART
Roraimense conquista novo pódio em Brasília
Gostei (0) Não gostei (0)
Rafael Lucena completou prova da Copa VB Fiamoncini na 2ª colocação
Por Folha Web
Em 10/04/2016 às 08:15
Rafael Lucena completou prova da Copa VB Fiamoncini na 2ª colocação

O piloto roraimense Rafael Lucena vem aproveitando a boa fase e conquistou neste sábado (09/04) um novo pódio na Copa VB Fiamoncini Pro 400, agora com a segunda colocação. Na primeira corrida disputada em março passado, Rafael havia completado em terceiro.

A etapa de hoje, realizada no Ferrari Kart nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Piquet, foi vencida por Betão e completou o pódio o piloto Luiz Rogério. Participaram da prova 18 pilotos.

Rafael Lucena largou da sexta posição e após uma ótima largada, cruzou a primeira volta em terceiro e pouco tempo depois já assumia a primeira colocação. “A largada foi perfeita, aproveitei o bom desempenho do kart e fui ganhando posições e quando assumi a primeira colocação, tentei aproveitar ao máximo para abrir vantagem, pois sabia que vinham karts mais rápidos que largaram atrás e tinha que me preocupar com a estratégia, em segurar combustível, pois isso seria importante para o final da prova”, disse o roraimense que liderou a corrida por 20 minutos até o piloto Betão ultrapassá-lo.

Rafael explicou que logo que foi superado pelo vencedor da prova, decidiu controlar o pelotão e só forçar o kart se fosse ameaçado: “Sabia que não tinha condições de alcançar o Betão, que além de ter um kart mais equilibrado, tava com motor com melhor rendimento e potência e por isso resolvi pensar na corrida e num bom resultado. Deu certo e só recebi pressão nos últimos 10 minutos de corrida, e por ter poupado combustível no início, tive condições não apenas de me defender, mas de abrir vantagem também para os outros pilotos”.

Na Copa VB Fiamoncini os motores são de preparação livre, e os pilotos largam com apenas 5 litros de combustível. A duração da prova é de 1 hora mais 2 voltas. Por esse motivo os pilotos e equipes priorizam a estratégia para que completem a prova sem a necessidade de uma parada nos boxes para reabastecimento, que deve ser realizada com o tempo mínimo de 3 minutos.
Lucena comemorou o resultado e agora assume a segunda colocação do campeonato ao lado do piloto Luiz Rogério. Betão continua líder com 2 vitórias em 2 provas realizadas. “É um resultado importante para o campeonato. O pódio foi o mesmo da primeira etapa, só invertendo a minha posição e do Luiz Rogério, mas estamos empatados e é bom ficar entre os 5 melhores e continuar em condições de brigar pelo título”, disse o piloto.

O próximo desafio de Rafael Lucena será no final de semana que vem. Ao lado dos pilotos Victor Matheus e Victor Hugo, na equipe VRV Woltec, Rafael participará da 2ª Etapa da Copa Brasília de Kart Endurance. A terceira etapa da Copa VB Fiamoncini será realizada no dia 6 de maio.

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!