Cotidiano

Roraima vai ganhar seu 1º mestrado em Contabilidade

O Estado de Roraima deverá ganhar, em breve, o seu primeiro mestrado na área de Contabilidade. O anúncio feito pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRC-RR), Francisco Oliveira, na manhã do sábado, 18. Ele disse que a iniciativa se dará por meio de uma parceria entre o CRC, Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (Necar) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo como objetivo atender a demanda reprimida de mestres na área contábil do Estado. 

“Em Roraima, nós temos uma demanda reprimida em relação a mestres na área da Contabilidade. Todos que possuem essa condição, que são poucos, são justamente aqueles que vão para outros estados para fazer outras especializações e não retornam. A ideia nossa é fazer com que esse curso venha a ser feito totalmente na Capital, tendo em vista que há colegas que não podem se ausentar do Estado”, disse.

Por enquanto, a proposta foi homologada no dia 31 de outubro, estando atualmente em análise junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação. Toda a grade curricular do curso já está definida e a pretensão é que a primeira turma tenha 25 alunos.

“Na verdade, essa é a segunda vez que a gente está submetendo a proposta para aprovação. Esse mestrado inicialmente se daria pelo Centro de Ciências Administrativas e Econômicas [Cadecon], só que a primeira proposta enviada no ano passado não foi aprovada. Então, como uma forma de corrigirmos os erros do projeto anterior, nós firmamos parceria com o Necar, justamente pela sua experiência em cursos de pós-graduação. Dessa vez houve a homologação e a gente acredita que ela venha a ser aprovada no próximo ano”, destacou o coordenador do projeto, professor José Dias.

Segundo o professor, sendo aprovado pela Capes, o próximo passo a ser tomado para que o mestrado venha a ser implantado é submeter o projeto à banca de docentes, para definição de professores mestres que ministrarão as aulas. Pelo Termo de Cooperação Técnica assinada pelas três instituições, 50% dos docentes serão da própria UFRR, enquanto os demais da UFPE.

“A expectativa nossa é que a primeira turma já comece os estudos no segundo semestre de 2018. Também é válido reforçar que esse é um mestrado profissional e, por ter esse caráter, a tendência é que ele tenha um olhar mais criterioso por parte da Capes. Apesar disso, ele será uma iniciativa livre de recursos públicos, já que o principal financiador é o CRC, e isso já é uma vantagem para nós”, destacou. (M.L)