Cotidiano

Roraima registra mais de 4 mil casos nos primeiros seis meses deste ano

Apesar da capital Boa Vista apresentar um número maior de casos, a cidade que mais inspira cuidado é Rorainópolis, com 1.376 casos autóctones da doença

Um número expressivo de casos de malária em Roraima desde o início deste ano vem preocupando a população e as autoridades locais.

Apesar da capital Boa Vista apresentar um número maior de casos, a cidade que mais inspira cuidado é Rorainópolis, com 1.376 casos autóctones da doença.

Há também uma preocupação com os casos importados de malária. Com relação a esse tipo de caso, a preocupação é maior nos municípios de Pacaraima, que fica na fronteira com a Venezuela, e na capital Boa Vista, que concentra os atendimentos à saúde.

Em todo o estado, foram registrados mais de 4 mil casos da doença, sendo aproximadamente mil casos importados de outros países.

Na semana que vem, haverá uma reunião entre a Vigilância Epidemiológica e os secretários municipais de saúde para que seja repassada a situação de cada cidade e, junto com o estado, possam ser tomadas providências para o combate à doença.

De acordo com a Fiocruz, pessoas que se encontram em áreas endêmicas ou de transmissão de malária devem evitar a picada de mosquitos, cobrindo ao máximo as áreas expostas do corpo.

Em caso de febre, deve-se buscar socorro médico para obter o diagnóstico e, se necessário, iniciar o tratamento o quanto antes. Importante, ainda segundo a cartilha da Fiocruz, é não se automedicar.

Com informações Radio Agencia Nacional