Cotidiano

Roraima participa de feira na Venezuela

Comitiva roraimense é formada por cerca de 45 pessoas, incluindo representantes da Fecor, Fier, Femicro, Acir e Sebrae

A partir de hoje até sábado, 1º de agosto, será realizada a 1ª Expo Internacional Bolívar Potencia, na cidade venezuelana de Puerto Ordaz, no Estado Bolívar, na Venezuela, evento que reunirá os representantes de todos os setores produtivos do país, tanto em nível regional, nacional e internacional. A Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acir), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), participará do evento visando buscar parcerias e fomentando as relações comerciais entre os dois estados limítrofes.

Serão 25 mil metros quadrados com a exposição de 380 estandes, que abrigará empresários, expositores, visitantes e proponentes. Serão realizados fóruns, apresentações, conferências, serviços com rodadas de negócio. O evento será realizado no Centro Total de Entretenimento de Cachamay, em Puerto Ordaz.

O presidente da Acir, João Batista Mêne, explicou que a entidade foi convidada para o evento pelo próprio governador do Estado Bolívar, Francisco Rangel Gómez, quando este esteve em Roraima, na semana passada. “Nós tivemos este privilégio de receber o convite e estaremos lá porque acreditamos que é uma ótima oportunidade para o empresário local realizar negócios com o país vizinho”, disse, ressaltando que todas as operações comerciais que possam ser realizadas na feira de negócios terão um aval do governo local.

Segundo Mêne, a comitiva roraimense é formada por cerca de 45 pessoas, entre comerciantes e representantes das Federações do Comércio de Roraima (Fecor), das Indústrias do Estado (Fier) e das Associações de Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Femicro).

A feira de negócios também envolverá os setores primário, comercial e industrial daquela região. “Conforme o governador disse na visita a Roraima, Bolívar vai fornecer todo o calcário que Roraima precisa para produzir grãos. Em contrapartida, eles querem comprar implementos agrícolas, insumos, ração animal, sementes e serviços para desenvolver a agricultura naquele Estado”, frisou o presidente da Acir.

Para ele, é importante que o comércio roraimense aproveite as oportunidades de negócio no país vizinho, pois a Venezuela está carente de muitas coisas, as quais comerciantes roraimenses têm o potencial de fornecer. “Eles estão claramente buscando a parceria e estreitamento de relações com o nosso Estado”, frisou Mêne.

Apesar da crise econômica e escassez de alimentos na Venezuela, o representante da Femicro na comitiva, Félix Ferreira, acredita que Roraima tem muito a oferecer para o desenvolvimento de Bolívar. “Sabemos que a Venezuela atualmente vive uma situação difícil e passa por uma grande carência em vários setores, principalmente o alimentício. É justamente neste sentido que vamos com uma grande expectativa para oferecer o que temos aqui. Esperamos fazer bons negócios para as duas partes”, destacou.

Ele citou como exemplo que o setor moveleiro local pode produzir itens de grande interesse para os venezuelanos. “Um fato que demonstra isso é que o governador Rangel Gómez, em pessoa, disponibilizou-se a enviar um caminhão de Santa Elena de Uairén até Porto Ordaz carregado de móveis feitos aqui para serem expostos na feira. Acredito que esta é uma demonstração de boa vontade para estimular este intercâmbio”, relatou Ferreira.

Ele frisou que quando há interesse das duas partes e existe vontade política, o processo de negociações e posteriores acordos comerciais acontecem de forma fluída. “Neste contexto, a Femicro entra com a disposição de colaborar para que nós possamos nos organizar e fomentar o micro e pequeno negócio aqui no Estado”.