Cotidiano

Roraima é o estado com a maior cobertura de abastecimento de água da Região Norte

Segundo a Associação Brasileira de Engenheira Sanitária e Ambiental (Abes) Roraima é o estado com a maior cobertura de abastecimento de água da Região Norte, com 86,2% de cobertura.
 
Para debater o assunto, a Abes vai realizar hoje a partir das 12h, no auditório da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR), um evento sobre os desafios do saneamento básico no Brasil. Na ocasião, serão abordados temas relacionados a saneamento na região Norte e em Roraima. O encontro é aberto ao público.

De acordo com o presidente nacional da Abes, Roberval Tavares de Souza, que estará no evento, o saneamento ainda é um dos segmentos mais atrasados da infraestrutura brasileira. “Em uma escala de desenvolvimento e competitividade, o saneamento só ganha do segmento dos portos, perdendo para rodovias, ferrovias, aeroportos, energia e telecomunicações”, afirmou.
 
Durante o evento será apresentado o estudo feito pela Abes intitulado “Situação do saneamento básico no Brasil: uma análise com base na Pnad 2015”, que trata dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, fazendo o comparativo entre os anos de 2014 e 2015. A pesquisa mostra avanços tímidos no quadro geral em relação a saneamento no País.  “O Brasil precisa urgentemente colocar esta questão como prioridade de Estado e não de governo”, afirma o presidente da Abes.
 
Para o presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), Danque Esbel, o evento é positivo para o Estado. “Será discutido o saneamento básico na região Norte e em Roraima, então é uma possibilidade para elaborarmos diretrizes que poderão ser aplicadas futuramente no nosso modelo de gestão. Por isso, é um evento importante para toda a sociedade”, ressaltou (B.B)