Esporte

Roraima conquista três medalhas no Brasileiro de Karatê

O karatê de Roraima conquistou três medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado de 5 a 8 de julho pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, palco das disputas das olimpíadas em 2016.  Esta foi a quinta e última fase classificatória, que valeu vaga para a fase Final em Contagem/MG nos dias 16 a 21 de outubro.

Participaram atletas dos 27 estados e do Distrito Federal que buscaram vaga na fase Final em Minas. O Estado foi representado por seis atletas, foram eles, Laura Calado, André Luiz, Josué Souza, Felipe Silva, Davi Carvalho e Vinnicius Silva sob o comando do técnico Everaldo Bezerra.

Foram conquistadas 3 medalhas, sendo duas de Ouro e uma de Prata, para a Federação Roraimense de Karatê.

Resultados – Laura Calado, atual Bi-Campeã Brasileira, subiu no lugar mais alto do pódio ao conquistar o ouro na categoria 10/11 anos Kata e de quebra disputará o Tri-Campeonato Brasileiro em outubro deste ano. Felipe Silva, atleta iniciante em competições nacionais, assim como Laura, levou a bandeira de Roraima no lugar mais alto do pódio ao conquistar o ouro em sua categoria 14/15 anos, – 63 Kg, Kumite. Vinnicius Silva, atleta mais experiente da equipe roraimense, conquistou a medalha de Prata na categoria Sênior Kumite até 75 Kg.

Com esses resultados os três medalhistas se juntaram aos demais atletas já classificados e representarão Roraima em Contagem/MG de 16 a 21 de outubro.

O próximo encontro dos atletas será na terceira fase do Circuito Roraimense de Karatê – Taça da Amizade, que será realizada em Manaus no próximo dia 14 de julho.

Fases – A primeira etapa – Paraíba, foi realizada na cidade de João Pessoa no período de 2 a 3 de março, nesta competição a Federação Roraimense não participou.

Na etapa Minas Gerais, realizada em Belo Horizonte no final do mês março, a Federação Roraimense participou com 8 atletas: Anna Júlia, Angélica Gyovanna, Valda Beatriz, Gabriel Marques, Brenda Espada, Natanael Leite, Elison Costa e Jordana Soares, tendo todos garantidos a classificação.

A etapa seguinte – Maranhão, ocorreu na cidade de São Luiz entre os dias 31/05 a 3/6 sem a participação de atletas da FRK. A etapa Santa Catarina, a mais disputadas de todas, realizada em Joinville, no mês de junho a FRK participou com três atletas: RianChrystian, Jennifer Costa, Carlos Eduardo e as técnicas Alcileia Costa e Mirlândia Azevedo, sendo que dois atletas conseguiram a classificação competindo com grandes nomes do Karatê brasileiro.