Política

Ronaldo Marcílio organiza ida para nova secretaria

No Iper, quem deverá ficar é o atual diretor administrativo do instituto, Carlos Praia.

Por Sheneville Araújo

Há algumas semanas com secretário interino, a Sefaz (Secretaira Estadual de Fazenda) deverá ter novo titular dentro em breve. E o dirigente já é nome conhecido no Governo do Estado. Trata-se de Ronaldo Marcílio, que já foi superitendente do Banco do Brasill, superintendente na Secretaria Municipal de Planejamento, é servidor efetivo da Justiça Federal e hoje atua como presidente do (Instituto de Previdência de Roraima), desde o início do Governo Suely Campos.

A Folha apurou que o então presidente do Iper, depois de receber convite na semana passada, já teria comunicado em algumas reuniões a ida para a Secretaria de Fazenda. No lugar dele, quem deverá ficar é o atual diretor administrativo do instituto, Carlos Praia.

A secretaria que Marcílio deverá assumir, está desde o fim do mês de outubro mês sob o comando interino de Kleber Josuá, em razão de cumprimenro de decisão do TCE-RR (Tribunal de Contas do Estado de Roraima), que determinou o afastamento do então titular, Shiská Pereira, junto com Alexandre Henklain, da Seplan, mas que teve decisão revogada a pedido do setor produtivo.

A decisão do TCE-RR, ocorreu com o pedido do conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior, que afirmou que os dois secretários “com as condutas adotadas ou omissões, geraram e potencializam dano ao erário público”.

Marcílio assumiu o Iper com as metas de implantar o Portal da Transparência e de “esticar o superávit para além de 2036, com aplicação dos recursos e aumento dos rendimentos”. Agora, ele deverá enfrentar a crise financeira do Estado, que viveu mais recentemente o atraso e parcelamento de pagamentos do funcionalismo público.