Cotidiano

Rio branco sobe mais de 7 metros e vila vintém fica submersa

Aproximadamente 18 famílias vivem no local

O inverno chegou e com ele a interrupção dos trabalhos para quem vive da produção de tijolos na vila Vintém, localizada logo após a ponte dos Macuxi, município de Cantá, interior de Roraima.

Além da pausa no trabalho os moradores enfrentam ainda a falta de moradia, uma vez que a maioria das famílias, além de trabalharem na Vintém, elas também moram lá.

Dados disponíveis no site da Companhia de Águas Esgotos de Roraima (CAER), mostram que o rio Branco já passa dos 7 metros.  

Um desses casos é da oleira, Olene Gomes da Silva, 30 anos,  que trabalha e mora no local há 15 anos.  

“A situação fica difícil, todo o sustento de nossa família é tirado daí [da produção de tijolos]. Temos que procurar outras alternativas para, espero que o inverno não seja tão rigoroso e possamos voltar logo para nossos barracos”, disse moradora.

Prefeitura do Cantá e Governo do Estado mobilizam parceria para ajudar famílias

São 18 famílias que residem no local e não têm para onde ir durante a inundação. Em matéria divulgada no dia 25 pela Folha, a Prefeitura do Cantá e também o Governo do Estado, se posicionaram quanto a situação.  

Por telefone, o secretário de Finanças da Prefeitura do Cantá, Sérgio Rangel informou que ano passado o Município fez uma parceria com a Defesa Civil do Estado para ajudar na retirada dos moradores do local.

Este ano, porém, enfrenta resistência dos moradores porque eles preferem abrigo em Boa Vista. Reforçou que nunca houve recusa por parte da Prefeitura do Cantá em ajudar os oleiros.

O secretário Sérgio Rangel esclareceu que a Defesa Civil do Estado entrou em contato para saber quais medidas serão tomadas em parceria e que esta semana os trabalhos serão iniciados.

Ele informou que todos os anos são feitas recomendações para a saída dos moradores, mas eles resistem. “Vamos definir os abrigos e as cestas básicas para as famílias que serão atendidas”, comentou.

GOVERNO – Por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC), através de Nota o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), informou que desde o início do inverno intensificou as ações de resposta em consequência das chuvas em todo o Estado.

Além de realizar o monitoramento diário das condições meteorológicas e do nível do Rio Branco, a Defesa Civil mantém um efetivo de sobreaviso para realizar vistorias in loco nas áreas críticas na capital e no interior, bem como atuar de forma emergencial.

Apesar de não haver registro de desabrigados em decorrência do período chuvoso, a CEPDC já dispõe de locais com infraestrutura que podem ser usados em caso de eventual necessidade.

O ginásio da Escola Estadual 13 de Setembro está passando por melhorias para acomodar possíveis desabrigados na área da olaria.

A situação dos moradores da olaria é sazonal e todos os anos a CEPDC realiza a conscientização junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDC) do município do Cantá sobre a vulnerabilidade do local, em decorrência da elevação do nível do Rio Branco.

Diante desse alerta, esforços são adotados para que a Defesa Civil Estadual mantenha as ações de prevenção e mitigação durante o período do inverno.

Em caso de emergência, a solicitação deve ser comunicada pelo telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual.