Cotidiano

Reforma de escola prevista para ser concluída em 3 meses já dura um ano

Estudantes estão assistindo aula em um prédio improvisado na Igreja São Bento, no bairro de Liberdade

Pais de alunos da Escola Municipal Frei Arthur Agostini, localizada na Avenida Surumu, no bairro São Vicente, zona sul, reclamam da reforma do prédio da unidade escolar, que deveria ter sido concluída em três meses, mas a obra já dura mais de um ano. A placa da obra mostra que a reforma, no valor de R$1,5 milhão, teve início em abril de 2016 e deveria acabar em 90 dias.

Uma mãe de alunos disse que os pais que buscaram notícias foram informados que a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) teria atrasado o pagamento da empresa, o que impedia a entrega da obra. Segundo ela, a direção da escola informou, antes de a reforma iniciar, que toda a estrutura passaria por obras. “Seria reformado o telhado, porque tinha muita goteira, e a parte elétrica. Seriam instaladas centrais de ar em algumas salas. A questão do mofo era um problema. Estava tudo bem deteriorado”, disse.

Com a demora da conclusão, a mãe destacou que um problema é a distância que os pais precisam percorrer para os filhos estudarem. Desde o início da reforma, a Escola Frei Arthur está funcionando na Igreja São Bento, localizada na Avenida Ataíde Teive, no bairro Liberdade, zona oeste. Apesar de contar com veículo, a mãe disse que há pais que precisam levar os filhos a pé.

Pela distância, muitos pais chegaram a pensar em trocar os filhos de escola. No caso da mãe que tem dois filhos matriculados na escola, eles só não foram transferidos por não haver vagas em outra entidade. “É uma igreja, não tem estrutura. Fizeram as salas de aula com divisória. Imagina o barulho que é pra dar conta. Os professores se viram em mil. Teve criança que já se machucou. Alguém precisa esclarecer isso”, destacou a mãe.

Durante todo o ano, segundo a mãe, a única informação que os pais receberam foi a de que a escola já estava pronta, mas que a responsável não poderia entregar o prédio por não ter recebido o pagamento. Na sexta-feira, 18, ela informou que conseguiu entrar no terreno da escola e constatou a veracidade da informação. “Falta só fazer uma calçada lá atrás e uns reparos na grade da quadra”, disse.

Ela explicou que as obras chegaram a ser interrompidas por quase seis meses e a placa da obra retirada do local. Por ter um conhecido na Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou), a mãe chegou a entrar em contato para saber o que tinha acontecido, mas não obteve nenhuma resposta. Ela ressaltou que o titular da pasta foi trocado e as obras retornaram.

PREFEITURA – Sobre o caso, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que a reforma geral da Escola Municipal Frei Arthur está em fase de conclusão e que a previsão é de que em 20 dias todo o serviço será finalizado. Em relação ao retorno das aulas, ressaltou que a previsão é que as aulas retornem em setembro. A Prefeitura não comentou sobre o atraso no pagamento da empresa responsável pela obra.