Cotidiano

Recuperação de quase 2.500 pontes de madeira é desafio para governo

Ao final das obras de reconstruções das pontes, o Governo do Estado terá investido mais R$ 7,5 milhões com recursos próprios

A recuperação de quase 2.500 pontes de madeira em todo o Estado – muitas delas em estado crítico e sem manutenção há alguns anos – é um dos maiores desafios da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf).

Uma das pontes que foi reconstruída recentemente e já está liberada para o tráfego é a ponte sobre o igarapé Roxinho, na vicinal Tronco/Roxinho, em Mucajaí, com extensão de 40 metros. A reconstrução da ponte, que estava interditada desde o início do ano, garantiu a retomada do tráfego na região, que é grande produtora de banana, entre outros produtos. Até então, os moradores da região tinham de fazer um retorno de mais de 80 quilômetros para chegar até a BR-174. Outras quatro pontes também foram reconstruídas na região do Roxinho.

A população do Uiramutã está sendo beneficiada com a reconstrução de pontes. No ano passado, o Governo do Estado reconstruiu 14 pontes ao longo da RR-171 e em vicinais que dão acesso à sede do município. Agora, já está sendo liberada para o tráfego a maior delas, uma ponte mista de madeira, concreto e ferro, de 70 metros de extensão, que vai garantir pleno deslocamento das pessoas e da produção da região.

Recentemente, foram recuperadas e estão liberadas para o tráfego pontes nas vicinais Vilhena (Bonfim), RR-203 e vicinais Trairão (AMJ-347) e 02 (AMJ-363), em Amajari, e 03 (POR-252) e 19 (RPO-254), em Rorainópolis.

Em Mucajaí, serão reconstruídas pontes nas vicinais 21 e 23, sendo duas de 15 metros e duas de 20 metros. Também serão feitas cinco pontes na RR-325, sendo duas de 25 metros, uma de 20 metros e duas de 10 metros, totalizando R$ 1.180.449,95.

Em São João da Baliza e São Luiz do Anauá serão reconstruídas sete pontes nas vicinais 10 (SLA-399), 22 (SLA-315), 24 (SLA-321), 24 (SJB-345) e 29 (SJB-146), sendo uma de 40 metros, duas de 20 metros, uma de 15 metros, uma de 10 metros e duas de 20 metros, totalizando R$ 1.380.891,90 em investimentos.

Em Amajari, será reconstruída uma ponte de 30 metros na vicinal Fonte Nova e uma de 10 metros na vicinal Santa Inês (AMJ-225), com investimentos de R$ 405.898,09. No Cantá, será reconstruída uma ponte de 20 metros na vicinal do Surrão (CTA-206), com investimentos de R$ 159.890,82.

Em Alto Alegre serão construídas 14 pontes na RR-205, RR-343, e nas vicinais 04 (ALG-448), 07 (ALG-339), 09 (ALG-149), 10 (ALG-246), São Sebastião (ALG-273), sendo seis de 10 metros, quatro de 15 metros, uma de 40 metros e três de 35 metros, totalizando R$ 2.282.962,92.

Também será construída, na vicinal 10 de Boa Vista, uma ponte de 5 metros ao valor de R$ 80.677,62. Ao final das obras de reconstruções das pontes desta etapa, o Governo do Estado terá investido mais R$ 7,5 milhões com recursos próprios.

“Estamos fazendo esse enfrentamento, recuperando essas pontes, algumas delas com a reconstrução total, outras com a substituição por bueiros. A determinação da governadora Suely Campos é plantar essa semente, no sentido de substituir gradualmente, dentro da disponibilidade financeira, as pontes de madeira por concreto, para que tenhamos uma ação definitiva e o Governo não precise mais gastar naquela ponte”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Flamarion Portela.

Desde 2015, quase 100 pontes foram reconstruídas
 
A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) reconstruiu, desde o início do ano passado, quase 100 pontes. Nesse mesmo período, diversas vicinais foram recuperadas. Um dos exemplos é a Vicinal do Bananal (PAC-353), que tem extensão de 7,5 km, no município de Pacaraima. A rodovia recebeu, além dos serviços de terraplanagem e piçarramento, a substituição das pontes de madeira por bueiros e galerias de concreto.

Também foi construída uma ponte de madeira de 20 metros de extensão, com sapata de concreto, seguindo o padrão Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o que garantirá maior qualidade e durabilidade, melhorando o tráfego na região para os mais de 500 moradores das comunidades de Sorocaima I e Bananal. O investimento foi de cerca de R$ 1,4 milhão, com recursos próprios.

“Em toda a extensão da estrada ficou apenas uma ponte de madeira de 20 metros. Todas as outras pontes menores foram substituídas por galerias, simples ou duplas, ou por linhas de bueiros e o tráfego já está liberado para a população”, disse Flamarion Portela.

O município do Cantá também teve várias estradas que já foram recuperadas. Entre elas estão as vicinais 1 (17,90 km), 2 (5,0 km), 3 (12,3 km), 4 (5,0 km) e 7 (6,10 km), no Projeto de Assentamento União, totalizando 46,3 quilômetros de estrada recuperada e terraplanada. Além dessas, também foram recuperadas as vicinais 9 (42,9 quilômetros) e 11 (48,4 quilômetros), na região da Confiança IV.

De acordo com Flamarion Portela, esses investimentos no total de mais de R$ 4 milhões nas sete vicinais do Cantá são provenientes de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Agora, o Governo do Estado busca recursos para reconstruir algumas pontes nessas vicinais, garantindo assim a plena mobilidade da população.

“A qualidade dos serviços ficou satisfatória. Nossa intenção é continuar aplicando os recursos da Cide para atender essas áreas de produção, de escoamento e também para dar trafegabilidade confiante e confortável para nossos alunos, que vêm todos os dias buscar conhecimento nas escolas através do transporte escolar”, concluiu o secretário.