Polícia

Recontagem de presos aponta 37 foragidos da Pamc

De acordo com a Sejuc, o número inicial era de 42 detentos, no entanto, cinco foram recapturados; A pasta afirma que medidas já estão sendo adotadas

Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 12, o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Coronel Paulo Roberto Macedo, atualizou o quantitativo de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), após fuga registrada na madrugada da sexta-feira passada, 8.

Além do titular da Sejuc, a coletiva contou com a presença do secretário adjunto da pasta, Tenente Coronel Fabrício Perez; do diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), André Fraga; e do diretor da Pamc, Sandro Moura.  

De acordo com ele, no universo de cerca de 1.300 presos, 42 não foram encontrados na unidade. Entretanto, cinco deles foram recapturados por agendes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) no sábado, 9, em uma residência no bairro Senador Hélio Campos, reduzindo esse número para 37 detentos.

Aos veículos de imprensa, o coronel informou que a recontagem de presos na unidade não era realizada desde março deste ano, época antes de assumir a pasta. Em parte, segundo ele, a questão se deu em razão dos problemas de estrutura da Pamc, o que acaba dificultando a acesso das equipes de segurança aos presos.

“A estrutura atual da Pamc impede das equipes realizarem essa recontagem, mas todas as medidas estão sendo tomadas para que essas pessoas venham a ser recapturadas e que a unidade também possa vir a ser reformada”, declarou o secretário, ressaltando ainda que as linhas de investigação para a recaptura dos detentos estão guardadas em sigilo, para não comprometer os trabalhos das equipes de segurança.

Sobre a delicada situação estrutural da unidade, ele destacou que todas as medidas para o avanço das obras de reforma da unidade já estão sendo providenciadas junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). Com relação à construção do novo presídio, a questão será discutida essa semana junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Desde o início deste ano, nós já contabilizamos a descoberta de oito túneis na Pamc, sendo cinco deles nos dois últimos dois meses. De fugas, temos apenas duas confirmadas e as demais foram abortadas. É uma situação que preocupa, mas estamos tomando providências, o que incluiu também o início da obra do novo presídio, que já estao com todos os atos  de construção autorizados pelo Depen, faltando apenas da aprovação do modelo de estrutura. Somente apos isso é que poderemos contratar a empresa e iniciar a obra”, pontuou.

Outros apontamentos feitos por Macedo incluem o destravamento do projeto para a realização de concurso público para agentes penitenciários e reforço da vigilância interna da unidade.

“Atualmente, nós temos 8 agentes penitenciários por cada plantão, fora o suporte da PM na segurança externa da Pamc. A gente saber que para o número atual de presos, esse quantitativo é muito pequeno, mas nos próximos dias a Sejuc vai ter uma reunião com a Casa Civil para discutir os entraves em relação ao concurso público para agentes penitenciários. Outra medida é que aumentaremos a vigilância no perímetro da penitenciária e a gente até alerta a população para que não se aproximem da unidade. Qualquer pessoa desconhecida que for encontrada por lá, será repreendida, até mesmo com tiro”, concluiu.  

Informação Atualizada às 13h30, após atualização da lista de foragidos pela Sejuc. A Matéria completa você confere na Folha Impressa desta quarta-feira, 13.

VEJA O VÍDEO: