Entretenimento

Receitas com sabores regionais chamam a atenção em Boa Vista

Hoje, dia 10 de julho, é o Dia da Pizza. Que tal comemorar?

Molho de tomate e queijo são os tradicionais ingredientes de um dos pratos mais famosos do mundo, a pizza. Mas em Roraima, a receita ganha novos elementos como a carne de sol, jambu e banana, algumas das iguarias regionais que chamam a atenção dos clientes.


Segundo a empresária Tereza Diniz, as típicas pizzas roraimenses chamam a atenção dos turistas que visitam a pizzaria dela. Lá, além das tradicionais, as pizzas com sabores regionais também são bastante pedidas.


“Nós acrescentamos outros ingredientes e o prato ficou com a cara do Brasil. No cardápio há sabores com filé de carne, camarão e picanha, que aguçam a curiosidade e agradam ao paladar. Até os nomes das receitas ganham uma regionalizada como a ‘Pizza Roraimeira’ e ‘Pizza de tacacá’ inspirada na gastronomia da região. Quando recebemos turistas visitando a nossa cidade, elas são as campeãs de pedidos”, explicou.


Empresária do ramo há quase 10 anos, Tereza comemora o aniversário do empreendimento que dirige, hoje também no dia 10, data em que se comemora o dia da pizza. 


Ela relata que era uma apreciadora do prato antes de decidir abrir um negócio. “Em Roraima, as pizzarias se mantem com um grande número de clientes, com o passar dos anos vimos o nosso espaço crescer, já que o prato faz parte do cotidiano do brasileiro, por ser mais acessível, por servir mais pessoas, além do preparo que é mais rápido. A pizza é um produto de preferência nacional”, comentou.


O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, em 1985, e foi seguida nacionalmente.


E para comemorar este dia especial ela sugere a pizza Roraimeira, que também é fácil de fazer em casa, pois leva apenas molho de tomate, queijo, carne de sol e banana frita.


Como surgiu a pizza?


A receita da pizza como conhecemos atualmente foi popularizada pelos italianos. Porém, a história da invenção culinária não tem um ponto de origem consensual. Alguns historiadores indicam que, antes de Cristo, soldados assavam um pão achatado nos escudos, outros relatam que a invenção da massa achatada em círculo é égipcia.