Cotidiano

Receita orienta viajantes sobre as regras para importação de mercadorias

Fiscalizações estão sendo realizadas nas estradas, fronteiras e até nos Correios

Para levar esclarecimentos sobre os procedimentos que devem ser feitos acerca da entrada de mercadorias adquiridas fora do Brasil, a Delegacia da Receita Federal em Boa Vista realizou na tarde desta terça-feira, 17, uma entrevista coletiva.

Foram pontuadas informações úteis aos viajantes, sobre itens que podem e que não podem ser trazidos do exterior, bem como limites quantitativos e econômicos. O evento foi realizado  as 15h, na sala de reuniões da Receita, localizada no Centro de Boa Vista.

Segundo explicado por, Joaquim Jerônimo, que é auditor fiscal e chefe da secção de vigilância e apreensão da Receita Federal, os turistas precisam ficar atentos para os limites e procedimentos que envolvem a entrada de mercadorias no país.

“No caso de Roraima que faz fronteira com dois países, Venezuela (VE) e República Cooperativista da Guiana, estamos tendo muitos problemas. Mercadorias estão sendo retidas por não ter sido observado as regras de importação”, afirmou.

Ele detalhou ainda que o foco é deixar claro para as pessoas e também relembrar para aquelas que já possuem a informação, sobre o  que deve ser feito quanto as mercadorias compradas fora do país.

“Em regra para importação e entrada de qualquer bem deve ser feita a declaração na aduana brasileira em Pacaraima ou Bonfim, que são as cidades de fronteira. O viajante precisa  declarar o bem que esta trazendo, ele só está livre se o item estiver abaixo do limite de isenção que é U$ 300 dólares e também  abaixo dos limites quantitativos”, reforçou o fiscal.

Se a pessoa que estiver cruzando a fronteira não obedecer a essas regras, ela terá problemas ou até mesmo a mercadoria apreendida segundo a Receita Federal.

“Importação fora desses limites devem ser declaradas a Receita no momento em que a pessoa  ingressa no pais. Temos unidades da em Pacaraima e Bonfim”, concluiu Jerônimo ao ressaltar que estão sendo realizadas fiscalizações nas estradas, fronteiras, ônibus interestaduais e Empresas dos Correios.