Cotidiano

Roraima terá 95 mil doses de vacina contra o sarampo

No início de agosto serão realizadas as campanhas de vacinação contra sarampo e poliomielite

A partir do dia 6 de agosto, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, será iniciada em escala nacional. Através de Nota à imprensa, o Ministério da Saúde informou que a meta é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a poliomielite (paralisia infantil) e de 6 meses a 1 ano contra o sarampo, em todo o Brasil. A campanha se estenderá até o dia 31.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), foram disponibilizadas 95 mil doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo, combate a caxumba e a rubéola. Em relação à poliomielite, 65,3 mil unidades foram trazidas para Roraima.

Através de Nota a Sesau informou que a campanha nacional servirá como forma de promover a segunda fase de vacinação contra sarampo em Roraima, que também abrangerá o mesmo período de 6 a 31 de agosto. 

“Aqui no Estado a campanha foi antecipada para março, e em agosto haverá uma nova etapa. Todos os adultos com menos de 50 anos precisam atualizar a vacina contra o sarampo. Os menores de 49 anos devem tomar uma dose, já os menores de 30 anos, duas doses”, detalhou a Nota. 

Bebês com idade de seis a 11 meses e 29 dias irão receber uma dose da vacina contra o sarampo, mesmo que a campanha nacional abranja crianças a partir de um ano. Essa dose é chamada ‘não-válida’, aplicada por conta do surto da doença em Roraima. “Ao completar um ano de idade, é preciso tomar mais uma dose ‘válida’, essa, já como parte do calendário de rotina de vacinação”, informa a Nota.

Em Boa Vista, as doses da vacina estarão disponíveis nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. No “Dia D” de intensificação da vacina, que será 18 de agosto, o estoque de vacinas nas UBS será reforçado. No mesmo dia, haverá a disponibilização na sala de vacina do programa Família que Acolhe, em pontos dos dois shoppings da capital e em algumas escolas municipais.

Sobre a importância da campanha, a gerente do núcleo de controle de sarampo da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Nayane Picanço, explicou que a faixa-etária mais atingida pela doença no Estado é justamente de crianças e adolescentes até 14 anos. Ela também ressaltou que há um crescimento da incidência em adultos, o que pede por uma nova fase estadual de imunização.

“Para cá, as doses foram mandadas na quarta-feira, 18. Estamos apenas esperando uma melhor formulação em relação ao andamento dessa segunda fase estadual. Até porque, mesmo com a faixa-etária mais agravada sendo até 14 anos, estamos vendo que há sim um crescimento de notificações em pessoas mais velhas”, detalhou.

A gerente do núcleo de controle de Pólio, Paralisia Flácida, Influenza e Tétano da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Aryuska Machado, informou que mesmo com a poliomielite sendo erradicada no Brasil é importante fazer a prevenção.

“A poliomielite não existe no Brasil desde os anos 90. Mas ela não possui sintomas específicos, e a única forma de prevenção é através das campanhas de vacinação. Já estamos voltando a sofrer com o sarampo, mas não podemos esquecer de manter a erradicação da pólio no Brasil”, frisou Ariuska. (P.B)

Roraima tem 272 casos confirmados de sarampo

Até o momento foram notificados 422 casos suspeitos de sarampo em Roraima. Destes, 272, confirmados. Boa Vista é o município com maior número de confirmações, com 131, seguido por Amajari, com 73, e Pacaraima, com 52. Os únicos municípios sem casos confirmados são Caroebe, Iracema e São João da Baliza.

No momento, a maior parte dos portadores de sarampo, 191, é de venezuelanos. Há ainda 79 brasileiros, um guianense e um argentino com notificações confirmadas. 53% dos infectados são homens, 49% são indígenas e 24,6% são crianças de um a quatro anos. 

Do início do surto até agora, quatro óbitos relacionados à doença estão confirmados. Os testes foram realizados pelo Lacen-RR (Laboratório Central de Roraima) e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). (P.B)