Cotidiano

RR aparece em mais de 145 rotas de Tráfico de Pessoas

Nos últimos anos, 24 mulheres já foram socorridas em Roraima

Mais de um milhão de pessoas foram traficadas no mundo para fins de exploração sexual, apontam os dados da Organização Internacional do Trabalho, inseridos no Relatório Nacional do Tráfico de Pessoas. 

A região Norte é a que apresenta o maior número de rotas do tráfico de pessoas de todo o país, segundo dados divulgados pela Pesquisa sobre o Tráfico de Mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual (Pestraf).

De acordo com o relatório, existem 76 rotas só na Região Norte, que lidera o ranking. Desde 2002, Roraima aparece nas 145 rotas de exploração infantil e de adolescentes, nacionais e internacionais. 

Para Socorro Santos, atuante nos serviços do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Roraima, por ser uma região fronteiriça, pode favorecer o risco de tráfico de mulheres.

“Esse é o tipo de crime que atua de forma invisível e afeta milhares de pessoas, principalmente mulheres e adolescentes. No Estado, o papel do Chame é prevenir mulheres para que não caiam na rede do tráfico sempre atuante no mundo. Durante os últimos anos de trabalho, 24 mulheres já foram socorridas e duas delas cometeram suicídio.”, disse.

A promessa de dinheiro fácil e a falta de fiscalização nas fronteiras facilitam a proliferação do tráfico de pessoas em todo mundo e a maioria das vítimas possuem a idade de 14 a 25 anos, atraídas pela melhoria de vida.

O Núcleo de Proteção às Vítimas de Tráfico de Pessoas para fins de Exploração Sexual, instalado no Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) desde o mês de maio, é o único no Brasil mantido pelo Poder Legislativo. Dezessete núcleos para enfrentamento contra o tráfico de pessoas funcionam no país, todos eles, conforme demonstrado no endereço eletrônico do Ministério da Justiça (MJ), estão vinculados a alguma secretaria de competência de Executivos estaduais.

A coordenadora do Chame, deputada estadual Lenir Rodrigues (PPS), explicou que a execução desse trabalho é de competência estadual, mas a Assembleia Legislativa de Roraima deu o “pontapé” inicial para implantação dessa política pública.

No mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. No Brasil, o Ministério da Justiça realizará uma semana de campanha sobre esse tema na 3ª Semana de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, de 25 a 30 do deste mês.

Com informações da SupCom/ALE-RR